27.1 C
Fortaleza

Audiência pública no MPCE discute nesta segunda (22) atendimento no SUS a autistas

Os desafios enfrentados por pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) serão discutidos nesta segunda-feira (22), em audiência pública promovida pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). O encontro está programado para logo mais, às 9 horas, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), em Fortaleza. A audiência também será transmitida ao vivo pelo YouTube do MP do Ceará para aqueles que não puderem se fazer presentes.

Estão convidados a participar da audiência promotores de Justiça das promotorias de Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência e de Defesa da Saúde Pública, da Capital e do Interior, e dos Centros de Apoio Operacional da Saúde (Caosaúde) e da Cidadania (Caocidadania); além de representantes das Secretarias de Saúde de Fortaleza (SMS) e do Estado (Sesa); das Secretarias de Educação de Fortaleza (SME) e do Estado (Seduc); da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE); das comissões dos Direitos Humanos, da Pessoa com Deficiência e das Pessoas com TEA da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/CE); bem como demais interessados na temática.

A ONU estima que pelo menos 70 milhões de pessoas em todo o mundo sejam autistas. No Ceará, segundo a Secretaria de Saúde (Sesa) do Estado, são pelo menos 10,5 mil autistas. O TEA é uma condição que afeta o neurodesenvolvimento, podendo comprometer a interação social, a fala e o comportamento do indivíduo em diversos níveis.
(Por Mariana Freitas – estagiária sob a supervisão de editores)

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Vegetação da Base Aérea de Fortaleza é atingida por incêndio na noite desta terça-feira (13)

O fogo se rapidamente se alastrou em um canteiro próximo ao muro da base. Até o momento não há registro de vítimas.
spot_img