23.1 C
Fortaleza

O repertório Cid

O próximo sábado, 09, tem tudo para ficar registrado na pré-campanha eleitoral como uma data marcante no atual período eleitoral do Partido Socialista Brasileiro. Trata-se do “repertório” que vem sendo posto em prática pelo senador Cid Gomes, na sua tarefa de contribuir para o engrandecimento do seu novo partido. Caso é o seguinte: está programado, para o Marina Park Hotel, um ato de filiações, sendo que, dessa vez é para incluir no PSB centenas de lideranças classistas, empresariais e sindicais. Pela importância desse ato político deverão marcar presença além do senador Cid, o presidente regional Eudoro Santana e o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira. Vale destacar que as lideranças a serem filiadas têm sua atuação em Fortaleza onde comandam milhares de profissionais dos setores já citados, e que, segundo Cid Gomes, têm suas votações dispersas por falta definição partidária daqueles que os conduzem. Outro aspecto que destaca a importância por um PSB fortalecido é que, a rigor, este é o único partido brasileiro legitimamente socialista, diferente de outros, cujo “socialismo” entra em suas siglas apenas como artifício para atrair socialistas de boa vontade. A entrada de Cid nesse partido foi muito oportuna e providencial, dada a sua inegável habilidade política.

PL quase a Zero. Depoimentos prestados a Policia Federal por integrantes das Forças Armadas comprovam que o ex-presidente Bolsonaro estava por trás da conspiração golpista. A consequência dessa quartelada começa a produzir efeitos devastadores na bancada municipal do PL de Fortaleza que pode perder os seus quatro vereadores com a queda do bolsonarismo. Se o STF confirmar a sentença do TRE do Ceará cassando os mandatos dos quatro deputados estaduais desse partido, o PL ficará só com o deputado federal André Fernandes para apagar a luz da sede.

Partindo para a briga. A deputada Luizianne Lins assistindo à enxurrada de apoios a candidatura de Evandro Leitão para ser o candidato ao Paço Municipal, não se dá por vencida e prefere partir para a briga, após a quase desistência dos colegas petistas Guilherme Sampaio e Larissa Gaspar. Essa sua disposição vem sendo alimentada por 19 assinaturas que recolheu de delegados com direito a voto entre os 46 membros do Diretório Municipal que garante a ela uma consulta prévia para escolher o candidato do partido.
Lula na jogada. Em se tratando de uma disputa interna entre petistas, o resultado ´mais ou menos previsível pelo que tem se registrado ultimamente na antessala do poder onde o deputado José Guimarães reina absoluto como líder do Governo e homem de confiança de Lula, está também contaminado pela candidatura Evandro Leittão. Para Luizianne isso não significa o fim da linha. Só a pajelança dos delegados do PT definirá quem deve ser o candidato do seu partido. Esse desafio ela já fez uma vez, e ganhou, derrotando o candidato apoiado por Lula.
A Cesar o que é de Cesar. Não deixem de acreditar na Loura. Ela tem fé de oficio nas suas decisões e as opera sem medo de contrariar correligionários poderosos. Além da disputa pessoal, ela está apoiando um candidato PT à prefeitura de Iguatu, impedindo que a legenda do seu partido seja vendida ao filho do deputado Agenor Neto, que nunca foi petista nem tem foro definido. Ontem era do PMDB, e ultimamente segue o roteiro do governo seja e que partido for.
Polêmica à vista. Pelo que tem destacado a imprensa de Brasília, a votação pelo STF do projeto de descriminalização de drogas para uso próprio, poderá ser mais um grave entrave nas boas relações daquela corte com a sociedade, depois de algumas medidas aprovadas, incluindo as que aumentam o fosso com o Poder Legislativo.
Avançando sobre Caucaia. O PT está disposto a avançar sobre a Prefeitura de Caucaia onde se concentra o segundo maior eleitorado do Estado. Dois ótimos nomes estão sendo lembrados pelos governistas. Os deputados Salmito Filho e Lia Gomes, ambos do PDT dissidente, poderão se candidatar sem a anuência partidária, desde que renunciem seus mandatos. Para temperar a disputa, circula também o nome do secretario Waldemir Catanho, braço direito da deputada Luizianne Lins.
Mudanças na CMF. Levantamento recente entre os vereadores de Fortaleza aponta uma migração desenfreada, ou seja, 18, por ocasião da janela partidária a ser aberta de amanhã, 07, até 05 de abril. Dos 18 que querem mudar para se reeleger, 14 deles fazem parte da bancada de Sarto.

“A instalação de uma usina de dessalinização na Praia do futuro, necessária, mas alvo de críticas por ser prejudicial à propagação da Internet no país e no mundo poderá ser resolvida através de plebiscito”. – Gardel Rolin, presidente da Camara Municipal de Fortaleza.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img