23.1 C
Fortaleza

Brincando de “impeachments”

No mundo político, a novidade do momento está sendo o pedido de “impeachment” do presidente Lula da Silva, impetrado pela deputada Carla Zambelli, do PL-SP, o que, de início não traz nenhuma novidade, sabendo-se que aquela parlamentar do partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, é adversária ferrenha de Lula, contra quem tem lançado ataques ferozes na Câmara dos Deputados, ou fora dela. Pedir “impeachment”, seja no campo federal, estadual ou municipal, é um direito constitucional para qualquer parlamentar no gozo do seu mandato, além de ser uma das armas mais poderosas para a retirada do poder de quem não o está cumprindo dentro da Constituição. Entretanto, no caso em questão, até o momento não foi apresentado pela deputada Carla Zambelli uma motivação que justifique a abertura de um processo de impedimento para o presidente Lula. Em justificativa para esse pedido, a deputada apoia-se a motivações tais como a prática de um ato de hostilidade a Israel, expondo a República Brasileira a um perigo de guerra. Numa análise que vem sendo exposta sobre esse “acidente” diplomático causado pela verborragia desnecessária de Lula, e que poderia ser encerrada com um mero pedido de desculpas, e que já se sabe amenizado depois que Lula substituiu o termo holocausto, que é terrífico para os judeus, pela expressão genocídio, ação praticada costumeiramente pelas polícias, facções e mafiosos de quase todos os países. Diante desses eventos, que dominaram manchetes do Ocidente e do Leste, restaria aconselhá-lo a evitar improviso em países que se encontram em guerra.

Coragem de Eunício. Não se pode negar que coragem política é o que não falta ao ex-presidente do Senado Federal e deputado, hoje deputado federal Eunício de Oliveira, do MDB, que declarou perante a imprensa política de Brasília, estar disposto a encarar o desafio de disputar a presidência da Câmara dos Deputados. Isso, mesmo depois de ter sofrido amarga derrota no pleito de 2018. Político de um partido só, o MDB, ele também contabiliza em sua carreira notáveis conquistas.

Armas a serem usadas. Ainda a propósito de uma possível candidatura do deputado Eunício Oliveira à presidência da Câmara dos Deputados, existe uma justificada curiosidade dos políticos e da imprensas, no que diz respeito às armas com ele poderá vir a contar para neutralizar a força conquistada pelo atual presidente da Câmara Baixa, Arthur Lira, ou se ele chega a crer num improvável apoio deste ao seu nome. Uma outra arma com que ele conta, é ter sido uma das primeiras lideranças não-petistas a defender com ardor a nova candidatura de Lula da Silva, em plena pós- prisão deste.
O lugar delas é na PM. De parabéns a mulherada cearense, a quem vinha sendo negado por Lei não passarem de 15% como membros da Polícia Militar. O STF formou maioria para aprovar matéria destinada a fazer justiça para as mulheres do Ceará derrubando uma Lei que limitava, drasticamente, a sua participação na PM. De autoria do ministro Alexandre de Moraes, a matéria é acompanhada da justificativa no sentido de que a regra atual desrespeita a isonomia no que diz respeito aos concursos para a PM, sendo que passará a valer no próximo deles. Logo mais, teremos mais mulheres cuidando da nossa segurança.
Temas sérios. Mesmo tendo em vista estarmos mergulhando em mais uma agitada campanha eleitoral, mesmo que municipal, a senadora Augusta de Brito (PT-CE), é de opinião ser necessário levar a sério as prioridades eleitas pelo senador Rodrigo Pacheco, presidente do Senado. Isso porque, entre essas prioridades, ele coloca na ponta o fim da reeleição para presidente da República, governador e prefeito. Ou seja, poderemos estar às vésperas de um dos mais quentes debates daquela Casa. Sabendo-se que Pacheco é favorável a matéria, sendo que todos os mandatos seriam ampliados em um ano.
Mais força para elas. Crescem na Assembleia Legislativa as demonstrações de força mostradas peles lideranças femininas atuantes naquele Parlamento. Como exemplo disso, a deputada Lia Gomes (PDT) deverá participar, no mês de maio, em Brasília, da maior concentração de lideranças feministas do país, por ocasião do Encontro Nacional de Mulheres. No evento, ela apresentará projeto para a instalação de Procuradorias da Mulher nos 184 municípios do Ceará. Um exemplo para as lideranças femininas do país.
Mais Ações, Menos Brigas. Na ALECE, o presidente Evandro Leitão preocupado com os efeitos negativos de discussões políticas acaloradas, causadas por brigas políticas nos municípios. Por conta disso, ele tem repetido o seu apelo no sentido de que, muito mais que brigas, o Ceará precisa que seus representantes se empenhem a fundo para aprovar projeto urgentes destinados ao desenvolvimento econômico e social, chamando à atenção dos parlamentares, a respeito de matérias da maior importância e urgência para o desenvolvimento econômico do Estado, entre as quais, destaca-se a adaptação, pela ALECE, da complicada reforma tributária, aprovada no Congresso Nacional.
Guerra declarada. Na ALECE, enquanto deputados, em sua maioria da situação ainda se empenham para a conclusão de CPI da Enel, o deputado Felipe Mota (UB) se desdobrava para conseguir as assinaturas para a instalação da CPI da CAGECE, de interesse da oposição. Aconteça o que acontecer, trata-se das empresas campeãs absolutas de denúncias. E a tendência será o agravamento do choque entre a ENEL e a ALECE e a sociedade, depois que o presidente da CPI, deputado Fernando Santana (PT), tachou de “mentiroso” e “enrolão” o diretor–geral da bagunçada fornecedora de energia.
Quarteto do barulho. Está sendo preciso torcer e orar para que o trio pedetista do barulho, Cláudio Pinho, Antonio Henrique e Queiroz Filho, agora reforçado por Lucinildo Frota, pelo visto não que apenas a liderança do partido naquela Casa. Na verdade o alvo deles até agora exposto é mexer na composição de várias Comissões Técnicas. Só através desse tipo de manobra, eles poderão ameaçar de sabotar o governador Elmano.
Sem tramoias. O comando do PT-CE está necessitando de agir com o máximo de cautela em relação do nome para a Prefeitura de Fortaleza. Preocupado com a sua pré-candidatura, o presidente da ALECE, Evandro Leitão, visitando e percorrendo todos espaços possíveis, relacionados com esse objetivo. Com a habilidade, ele vem insistindo em afirmar que deseja essa candidatura, mas, que ela seja produto de consenso partidário, ou seja, sem disputas internas, pesquisas, ou até mesmo simples prévias eleitorais entre militantes petistas. Foi assim, que o PDT se desmantelou em 2022.
Todos irmãos. Mais preocupada do que nunca, não só com as guerras espalhadas pelo mundo, e com as necessidades que ameaçam a população do mundo, a Igreja Católica, através da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB promoveu o lançamento da Campanha da Fraternidade, cujo tema é “Fraternidade e Amizade Social”, com base no dístico “Sois todos irmãos” (Tutti Fratelli) com o qual o Papa Francisco, pede a união de todos em favor de todos. E isso, enquanto ainda é tempo para resguardar a fraternidade.
Importância da EMATERCE. No dia 16/02, a EMATERCE completou seu 70 anos de notável atividade pelo desenvolvimento rural do Ceará, na condição de uma das mais importantes instituição de desenvolvimento técnico rural do Brasil e da América Latina. Depois de inaugurada com a designação de Empresa Nordestina de Crédito e Assistência Rural – ANCAR, esta passou de atender inicialmente a três municípios, a EMATERCE é hoje festejada pela competência como modernizou tudo o setor rural do Ceará. Graças à eficiência dela, o Ceará lidera hoje a produção agrícola de maior qualidade no Nordeste e Norte.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img