23.1 C
Fortaleza

Dia “D” para Evandro

A se confirmarem informações oriundas do PT, esta sexta-feira, 01, deveria ser o dia “D” para a indicação do nome do deputado Evandro Leitão como candidato do petismo à Prefeitura de Fortaleza, encerrando especulação e fechando a porta para os que perseguem o mesmo objetivo. Isso não implica que esse nome seja para o conhecimento público imediato. Guilherme Sampaio, dono da primeira fase do anúncio, faz silêncio. Há dois dias que não fala com a imprensa no seu pé fazendo cobranças. Essa decisão não chegaria a causar surpresas, tendo em vista a preferência indisfarçável das lideranças maiores do partido. Elmano de Freitas, Camilo Santana e José Guimarães, fechados com Evandro desde o primeiro momento. O encerramento desse jogo já poderia ser confirmado, tendo-se em vista que o governador, o ministro e o líder do Governo, deputado José Guimarães, fazem parte do Campo Democrático, poderosa ala liderada pelo próprio presidente da República. O deputado José Guimarães tem a permissão de Lula para programar um grande evento para confirmar Evandro Leitão, político hábil e gestor talentoso que se revelou promissor para iniciar a renovação do Partido dos Trabalhadores no Ceará. Não se discute o portfólio do presidente da Assembleia Legislativa. A questão agora é combinar com os russos. Como Luizianne Lins receberá esse anúncio? O PT é uma agremiação que se caracterizou por debates internos que nunca prejudicaram a unidade monolítica do partido. No entanto, em meio aos correligionários perdura um momento de apreensão, não no que se refere à escolha do candidato que todos confiam, mas na maneira de como ele foi escolhido. A situação como está não revela clima favorável à deflagração de uma crise de inconformismo extemporânea. O que foi feito, está feito, cabendo à deputada Luizianne adequar-se ao resultado das marchas e contramarchas para o enfrentamento das urnas com um candidato consensual. Petistas que se habituaram à tônica festiva e ao ufanismo antecipado, acreditam que dificilmente Luizianne deixará de se propor ao papel conciliatório que o momento exige, acatando as chamadas razões de estado.

Por onde começa o futuro. A ZPE do Ceará caminha para ser uma das mais importantes do País já com novo presidente. Trata-se do advogado Hélio Winston Leitão, também economista com especialidade em Comércio Exterior e energias renováveis. A solenidade de posse será logo mais às 15hs nas cercanias do Porto do Pecém em área de 1.900 hectares prontos para receber empresas nacionais e internacionais que se propõem a incrementar a produção de hidrogênio verde e outras commodities afins de área de exportação.

Primeiro desistente. Está confirmada a desistência do deputado e presidente do PT de Fortaleza, Guilherme Sampaio, em mais uma tentativa de disputar a prefeitura de Fortaleza. Caberá a ele a complicada tarefa de convencer as deputadas Luizianne Lins e Larissa Gaspar, que o melhor nome para ganhar essa disputa é o do deputado Evandro.
Fim da reeleição. O senador Cid Gomes (PSB), diz que se encontra na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal uma das proposições mais polêmicas da temporada política. Trata-se da PEC que extingue a reeleição para presidente da república, governador e prefeito, quebrando aspirações de políticos carreiristas com tendência a se perpetuarem no poder.
Mais polêmica. Para a senadora Augusta de Brito (PT), merece atenção a entrada em pauta no Senado Federal da PEC que cria quarentena para que juízes de Direito e policiais possam se candidatar a cargos eletivos. Parlamentos, prefeituras, governos de estado, assembleias, Câmaras e Congresso estão cheios deles.
Cirilo com nova luta. Um dos melhores prefeitos do Ceará, Cirilo Pimenta, gestor de Quixeramobim, parte para novo desafio. Trata-se do seu “Projeto Ouro Branco” através do qual pretende devolver àquele município a liderança em cotonicultura no Ceará. Foi cruel e até covarde, a maneira como os governantes cearenses abandonaram o algodão.
Bandidagem imobiliária. A localidade praiana de Tatajuba, em Camocim, teve a presença de dezenas de técnicos e fiscais do Idace, IBAMA, SEMA e BPMA e PM, que destruíram placas e indicadores de vendas fraudulentas de terrenos de propriedade do poder público. Há sinais de que o litoral cearense está sendo tomado por bandidos do setor imobiliário.
Portão de feira. Constituiu-se em briga de portão de feira a sessão comemorativa dos 40 anos de fundação do MST. Um desfile de petistas e esquerdistas em geral, endeusava o movimento como salvador da reforma agrária. Para os demais, não passou de uma multidão de terroristas e de desordeiros.

“Certos partidos não se comparam a “gafieiras”, cujos estatutos exigem “respeito e dançar direito”, mais direito de que muitos políticos não gostam”. Trecho de samba do cantor Germano Matias.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img