26.1 C
Fortaleza

Santana para prefeito

O flagrante mostra o deputado Fernando Santana (PT), primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), ao lado do seu concunhado, Senador Camilo Santana (PT), Ministro da Educação do País após aceitar o convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os dois conversaram bastante sobre prioridades para o Estado do Ceará, tendo o ministro Camilo Santana destacado que acontece apoiamento total e irrestrito do Governo Federal ao Governo Estadual Cearense, que vem sendo bem dirigido pelo petista Elmano de Freitas. Neste momento, entretanto, as principais lideranças do Ceará, assim como em todo o país já estão tratando das eleições municipais de outubro vindouro. Sobre Fernando Santana, setores da imprensa divulgaram que seu concunhado Camilo, com a experiência de já ter sido deputado estadual e Governador do Ceará em dois mandatos, teria estimulado Fernando a disputar a Prefeitura de Juazeiro do Norte. Fernando Santana pediu um pouco de calma e revelou que neste momento está lutando por outros objetivos, dentre os quais, a solução definitiva do problema da energia elétrica em todo o estado, sob o comando da Enel, que continua muito criticada. Aliás, acontece uma CPI na Alece sobre o desempenho da distribuidora de energia, tendo como presidente o próprio deputado Fernando Santana. Vem novidades por aí. Estamos atentos.

Vacinação foi sucesso
A segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa de 2023.2 bateu recorde no Ceará, tanto na imunização de bovinos e búfalos, como no número de propriedades com animais vacinados. Conforme a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), foram imunizados na última etapa da vacinação, 94,97% dos animais com até 24 meses (980.977), e o número de propriedades chegou a 92 11%.

Invasão de terras
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) lançou um canal de denúncia anônima para os produtores rurais informarem casos de invasões de propriedade. O objetivo é estabelecer um canal com o produtor e qualificar o monitoramento de invasões de terras já feito pela CNA, federações e sindicatos rurais.

O que é exigido
Importante saber, conforme notícia da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que as informações exigidas são: nome da fazenda invadida, município e estado a qual movimento ou grupo que invadiu e a data do ocorrido. As denúncias podem ser feitas diretamente pelo link: abrir.link/SHzTC.

Prazos eleitorais
Até chegar ao dia seis (6) de outubro de 2024, data das eleições municipais em todo o país, os eleitores, não eleitores, futuros candidatos e os demais segmentos que participarão do pleito vão passar por um bem elaborado cronograma de prazos. Tudo começa no dia seis (6) vindouro, com a Janela Partidária (que vai até 6 de abril); depois o Alistamento Eleitoral que vai até 8 de maio; Convenções Partidárias entre 20 de julho e 5 de agosto.

E mais
Após os prazos já mencionados virão os referentes ao registro de candidatura, a propaganda eleitoral, horário eleitoral gratuito até chegar às eleições no primeiro turno, em 6 de outubro do corrente ano. No caso do registro das candidaturas, os partidos terão até 15 de agosto para registrar os nomes dos candidatos ba Justiça Eleitoral; a propaganda eleitoral vai até 16 de agosto, sendo que o horário eleitoral gratuito vai de 30 de agosto a 3 de outubro, propaganda exibida no rádio e TV.

Muito bom saber
Que a partir de 15 de agosto, a Justiça Eleitoral do Brasil (TSE – Tribunal Superior Eleitoral e nos TREs – Tribunais Regionais Eleitorais) deverá convocar partidos, federações e representação das emissoras de rádio e televisão para elaborar o plano de mídia da propaganda. Portanto, fiquem atentos.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img