23.1 C
Fortaleza

Cearense no governo de Brasília

O governador Carlos Brandão (PSB) nomeou o advogado José Evaldo Ribeiro Filho, natural do Ceará, para o cargo de secretário adjunto de Representação Institucional no Distrito Federal. Isso mesmo. Nossa reportagem tomou conhecimento que a nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado na última sexta-feira (16) tendo sido a indicação do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA), Washington Oliveira, que foi vice-governador na gestão Roseana Sarney (MDB), hoje deputada federal. A função era exercida pela advogada Patrícia Maruska Campos da Silva, que teve sua exoneração divulgada na mesma edição do DOE. Ela é esposa do advogado Tarcísio Almeida Araújo, empossado recentemente no cargo de membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA), na categoria jurista, através de uma articulação feita pela senadora Ana Paula Lobato (PSB) e por seu marido, o deputado estadual Othelino Neto (PC do B), que comandou a Rebras, a deixando para retomar o mandato na Assembleia Legislativa e assumir posição independente em relação ao governo Brandão. A ida de José Evaldo para pasta é um indicativo claro de que Washington Oliveira negocia a antecipação da sua aposentaria – a mesma se efetivará em dezembro – objetivando deixar a Corte de Contas, em breve, para assumir a própria titularidade da Secretaria de Estado de Representação Institucional. Destaque-se que o novo auxiliar do Governo do Distrito Federal é filho de Maninho Cunha, cearense muito querido por ser um dos dirigentes do Mova-se, sempre defendendo e fazendo muitas reivindicações para os professores e demais funcionários públicos da capital, de todos os municípios cearenses e os que são da responsabilidade do Governo do Ceará.

Caminhão do Cidadão
Oito comunidades de quatro municípios cearenses recebem desde segunda-feira (19) e até sábado (24/02) as ações do Caminhão do Cidadão. São unidades móveis da Secretaria da Proteção Social (SPS), do Governo Estadual do Ceará, com a responsabilidade de levar serviços de emissão da Carteira de Identidade Nacional e registro civil para pessoas em situação de vulnerabilidade social em Fortaleza e nos municípios de Caucaia, Cascavel e Trairi.

Cronograma de atendimento
Na segunda-feira, 19 o Caminhão do Cidadão atendeu em Caucaia e Cascavel e nesses municípios a presença do serviço aconteceu por três dias. Na Caucaia, atendimento na Rua Coronel Correia, 2214 – bairro Centro e, em Cascavel, na Praça do Hospital, à Rua Bia Coelho. Na capital cearense, a rota de atendimento na terça-feira foi no bairro do Montese e na quarta-feira (21) na Serrinha, sendo que nesta quinta-feira, 22/02, serão atendidas, paralelamente, as comunidades dos bairros Siqueira e Dom Lustosa.

Bom saber
A programação de atendimento através do Caminhão do Cidadão será concluída no próximo sábado, 24/02, no Parque Santa Filomena, no bairro do Jangurussu. No interior, a comunidade do distrito de Canaã, no município de Trairi, prevê atendidas na sexta (23) e no sábado (24), com horário sempre das 8h da manhã até 17h (cinco da tarde).

Serviços
Entre os serviços ofertados pelo Governo Estadual do Ceará, que se tornou exemplo para o país, serviços gratuitamente, estão a emissão da 1a. via da Carteira de Identidade Nacional, do CPF e da Certidão de Antecedentes Criminais e, ainda, orientações sobre Seguro Desemprego e Carteira do Trabalho e Proteção Social (CTPS digital. Sem dúvida, uma boa quadra de atendimento aos que realmente estão podendo aproveitar as mencionadas datas, foi o que afirmou em reportagem aos nossos espaços jornalísticos o supervisor das Unidades de Atendimento ao Cidadão da SPS, Isac Lima.

Bolsonaro e as eleições
Ao que comentam conceituados profissionais da imprensa cearense, com espaços os mais diversos na imprensa da capital, a crise do ex-presidente Bolsonaro poderá mexer com as eleições em Fortaleza e obviamente, noutras regiões do Ceará. A centro-esquerda, representada pelo PT, terá um bom argumento de campanha – uma espécie de revanche; nomes da centro-direita, a exemplo dos pré-candidatos André Fernandes (PL) e Eduardo Girão (Novo) terão muita dificuldade para levantar voo. Os demais, prefeito José Sarto (PDT) e Capitão Wagner (União Brasil-UB), vão querer distância. Quem pensa assim é o excelente cronista político Erivaldo Carvalho, com grande atuação nas redes sociais e através de coluna assinada no Jornal Otimista. Estamos atentos.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img