26.1 C
Fortaleza

Benefícios não muito claros

Tem sido alvo de elogios e de críticas a maioria já conseguida no STF, para a aprovação da Lei 14.455 que cria as Loterias da Saúde e do Turismo, medidas há tempos cobradas por políticos, instituições de Saúde e do empresariado da hotelaria e similares. A defesa desse tipo de recursos tem sido defendido com insistência, tendo-se em vista a falta de lógica da existência de várias Loterias, sejam federais, estaduais, ou privadas, que arrecadam muitos bilhões de reais, quando esses dois setores, principalmente o da Saúde permanecem carentes de recursos para a construção de hospitais e Postos de Saúde, tendo em vista a falta de equipamentos dessa natureza em mais de metade dos municípios, cada vez mais dependentes de Hospitais Regionais. O problema das críticas que acompanham os elogios à medida é que, segundo o que está aprovado, 95% das arrecadações pelas Loterias deverão ser destinados aos custos, com material, publicidade, despesas com pessoal e outros. Desse modo, caberia aos dois setores um percentual de cerca de 5%, o que originou recurso impetrado pelo Partido junto ao STF, recurso que foi derrubado. Acrescente-se a tudo isso, a decisão de que essas Loterias poderão ser administradas por empresas privadas e, o que é mais estranho, sem necessidade de processos licitatórios. A propósito dessa questão, teremos Loterias arrecadando reais a rodo, enquanto a FNS e a Embratur passam a receber uma ajuda que poderia ser bem maior.

Fim dos “laranjais”. Dessa vez o tribunal Superior Eleitoral agiu com o objetivo de “varrer”, de uma vez por todas, dos pleitos eleitorais, os chamados “laranjais”, a utilização de mulheres para candidaturas “fantasmas” às Câmaras Municipais. O caminho a ser utilizado será a anulação de todos os votos de partidos que apresentaram candidatas com votação Zero, ou votos em quantidades pífias. Além disso, deverão ser anuladas as votações de todos os partidos aliados do que usou dessa fraude.

Mexendo nas forças. Levantamento feito no final da semana a respeito da situação de deputados partidos com assento na Câmara Municipal de Fortaleza por conta da “janela”. No mínimo 18 dos 33 vereadores deverão trocar de sigla. Como destaque, já se sabe que, nesse processo, o PDT deverá sair fortalecido, com mais vereadores, o PL fica sem nada, e o avante cresce.
PSB, novo avanço. No seu processo de crescimento, o presidente do PSB de Fortaleza, Osmar de Sá Ponte, anuncia o terceiro avanço, com mais um evento de filiações, no Marina Park. Com a presença do senador Cid e do presidente regional, Eudoro Santana, deverão ser filiadas centenas de vereadores e suplentes de vereador de Fortaleza e da RMF.
Falando sério. Mesmo na presença do deputado Evandro Leitão (PT), presidente da ALECE, o governador Elmano de Freitas afirmou sem despistes não ter nenhum motivo para dar agora o seu apoio a qualquer dos pré-candidatos à Prefeitura da capital. Para ele, o que não muda é a sua defesa da unidade partidária, num processo livre de prévias internas.
Trabalhos para empreendedoras. Em Fortaleza, o prefeito Sarto Nogueira anuncia o programa “Costurando o Futuro”, destinado a oferecer trabalhos de qualidade às mulheres empreendedoras, trabalhadoras e talentosas, a quem serão entregues 15 ateliês equipados com modernas e variadas máquinas de costura, além de mestres para aperfeiçoamento profissional.
Equipamento anti-fome. Dando prosseguimento à ampliação do projeto “Ceará sem fome”, o presidente da ALECE, Evandro Leitão, membros da Mesa e a vice-governadora Jade Romero fizeram a entrega de mais 87 novas e modernas cozinhas completas, para o “Ceará sem Fome”. Estas são constituídas de fogões industriais, freezers, liquidificadores e demais equipamentos.
Roberto Macedo. A Escola Sesi de Referência, inaugurou no Centro de Fortaleza moderno Centro de Ensino, com que o empresário Roberto Macedo deu mais uma demonstração de grande apreço pela educação e aperfeiçoamento do setor industrial. O Centro tem como maior objetivo o aperfeiçoamento profissional dos trabalhadores da indústria.
Adesão de peso. Entre as grande adesões ao PSB-CE, e que faz parte do seleto grupo de novos filiados a esse partido, um dos destaques foi o megaempresário do aço, Vilmar Ferreira que, pelo visto, será um dos futuros candidatos do partido, agora ou em 2026. Sua entrada, segundo ele, deveu-se, entre outros motivos, à sua grande atenção e amizade ao senador Cid.
Mancada & mancada. Para os profissionais da imprensa política do Sudeste e Distrito Federal, poucas vezes homens do peso de Lula e Bolsonaro cometeram mancadas que mais parecem “script” de comédias. O primeiro, “conquistou” o ódio dos judeus; o segundo, pedido o absurdo, a liberdade para a responsáveis pelo trágico dia 08 de janeiro de 2023.

“A diferença entre determinados políticos e os marajás do Jogo do Bicho, é que estes, mesmo ganhando ilegalmente, empregam dezenas de milhares”. Jornalista Ricardo Noblat.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img