27.1 C
Fortaleza

Nova ruptura governista

Há dois tipos de deputados. Os que ficam nos gabinetes se refastelando no ar condicionado atendendo comodamente a freguesia, e os andarilhos que percorrem os sertões para ouvir e ver. Estes são os que sabem das coisas. Felipe Mota, do UB, tem constatado nas suas andanças, uma ameaça de ruptura na aliança governista entre o senador Cid Gomes e o deputado José Guimarães. Os dois não marcharão juntos até as eleições, é o que ele acha. O pessebista tentando se estabelecer no novo partido não tem tido apoio do governo para sustentar 40 prefeitos e centenas de vereadores. Felipe diz que o senador Cid está sendo vítima de um jogo sujo que visa desestabilizá-lo. O PSB é maior partido do Ceará, sendo por esta razão o alvo preferido do deputado José Guimarães. As implicações dessa divergência na base governista terá severas consequências não só no interior. Elas se farão presentes em Fortaleza, abalando a campanha do candidato governista à sucessão municipal. Se já não bastasse o encrencado episódio da deputada Luizianne Lins, outra fratura interna poderá levar o candidato do PT a uma fragorosa derrota nas urnas. Pelo que observou o deputado do União Brasil, o senador Cid já deve ter perdido cerca de 30% dos seus seguidores. Antes não se entendia os recados do senador defendendo um candidato do PSB em Fortaleza, nem o seu desejo de uma política compartilhada para aliados. Agora o assunto está esclarecido com o que testemunhou o deputado Felipe Mota.

Bandidagem contra reforma. O Ministério Público Federal acaba de entrar em cena defendendo uma Reforma Agrária cobrada por milhões de brasileiros. O Governo Federal tem se empenhado nesse sentido empurrado por invasões de trabalhadores sem terra que operam sem serem importunados.

Mudança de clima. Com a decisão da deputada Luizianne de acatar o pedido do governador desistindo das prévias no seu partido, mudou o clima entre os petistas. Agora, em vez de prévia haverá, dia 21, na sede da Fetraece, uma pajelança do Diretório Municipal para decidir o sistema de escolha do candidato à Prefeitura de Fortaleza. Mas pode haver resistências se a maioria decidir pela tese da Loura.
Maracanaú ganhando. O município de Maracanaú acaba de receber do Instituto do Câncer do Ceará um moderno Centro de Diagnósticos e Tratamento contra Câncer. Protocolo nesse sentido foi assinado no ICC, em Messejana, pelo médico e Diretor-Executivo, Pedro Menelau, o prefeito Roberto Pessoa, e o ex-governador e médico Lúcio Alcântara. A obra, de R$ 14,9 milhões, ofertará, concluída, 300 empregos diretos.
Defesa dos “pets”. Ontem o governador Elmano assinou edital para oficializar as atividades a Secretaria de Proteção Animal. Trata-se de uma decisão que torna realidade não só a proteção, mas a alimentação e saúde, com atendimento veterinário aos animais de estimação. Trata-se de medida inédita no país nesse sentido.
P.S. O deputado sargento Reginaldo não perdeu o embalo e fez a sua crítica, muito pertinente, por sinal. “Desse jeito com uma secretaria e muito dinheiro, os bichinhos vão termina falando”…
Críticas. O deputado Felipe Mota criticou a maneira como o Governo Federal vem errando no que diz respeito ao apoio a ser dado aos agricultores do Ceará. Para ele ocorreram falhas no grande projeto da Transposição do Rio São Francisco, que causaram imensas perdas ao Agronegócio e à Agricultura Familiar.
Voz de todos. O presidente da CPI da ENEL, deputado Fernando Santana anunciou medida que poderá ser fatal para aquela complicada empresa. Para que o Ministério Público tenha ideia do que tem acontecido por conta dos apagões e erros burocráticos, a CPI fará uma enquete com empresários, comerciantes e famílias. Era o que a população mais desejava.

“Nunca teremos uma democracia irresistível, enquanto ela permanecer monopólio dos homens”. Ministra Simone Tebet.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img