27.1 C
Fortaleza

Prazo para aderir ao programa de retomada de obras no Ceará termina hoje, 15 de março

Em todo o Brasil, apenas 23% de um total de 5 mil obras tiveram manifestação de interesse. A adesão deve ser feita por Estados e Municípios no site InvestSUS-Atenção gestores estaduais e municipais! O prazo para adesão ao programa de retomada de obras na área de saúde está quase no fim: acaba hoje, dia 15 de março. Segundo levantamento do Ministério da Saúde, 4,2 mil obras em todo o Brasil ainda estão disponíveis para reativação, mas dependem da sinalização do gestor. No Ceará, 280 obras poderão ser retomadas. Para aderir ao programa, é simples: basta acessar o site do InvestSUS, atualizar o status da execução física da obra e se inscrever. Entre os empreendimentos que podem ser retomados estão: Unidades Básicas de Saúde (UBSs), academias da saúde, construção e ampliação de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), além de ações nas redes Cegonha e Neonatal. Também serão alcançados Centros Especializados em Reabilitação (CERs) e oficinas ortopédicas. Uma iniciativa que beneficiará diretamente a população, que terá mais serviços do SUS à disposição. O Pacto Nacional pela Retomada de Obras Inacabadas, sancionado pelo presidente Lula em novembro de 2023, tem como objetivo fornecer aos entes federativos melhores condições para a conclusão das obras paralisadas ou inacabadas. No dia 15 de janeiro, o Ministério da Saúde editou a Portaria 3.084 que abriu o período de adesão de estados e municípios. O prazo estipulado para a participação foi de 60 dias. O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Swedenberger Barbosa, faz um alerta aos governantes de que o prazo estava perto de expirar. “Até o momento, nós temos pouco mais de mil manifestações de interesse. Muito pouco para as 5.500 obras paralisadas que a gente tem em todo o Brasil”, observa. Já o diretor de programa da Secretaria Executiva, Henrique Chaves, diz que a retomada das obras é uma oportunidade histórica. “Tanto a educação quanto a saúde nunca tiveram uma autorização legislativa para retomar essas obras com recurso novo e com correção monetária das parcelas não transferidas. Estamos acendendo o sinal de alerta com essa baixa adesão”, ressalta. “Essa fase de manifestação de interesse é relativamente simples. Basta o gestor entrar no sistema, apertar um botão e atualizar o status da execução física da obra”, complementa Chaves. O Ministério da Saúde disponibilizou uma página especial com regras e prazos do programa. Os gestores também podem acessar a cartilha, que traz diversas orientações sobre como aderir e o que é a iniciativa. Outubro tá aí.

Política pra bicho. A prefeitura de Canindé lançou oficialmente a Rede de Proteção Animal do município, durante a comemoração de dois anos do “Programa Avança Mais Saúde”. A iniciativa visa garantir o bem-estar animal, promover a adoção responsável e o fortalecimento da luta contra os maus-tratos.O projeto vai integrar políticas públicas intersetoriais envolvendo as secretarias de Educação, Saúde, Meio Ambiente, Infraestrutura e Serviços Públicos.

Pura maldade
O Beco do Cotovelo, pulmão da política de Sobral, denuncia que o ódio de Ciro Gomes à sua cidade é tão grande que corre o risco de apoiar um inimigo, Oscar Rodrigues, para a Prefeitura.
Os preservacionistas
A turma da história, os que gostam de preservar prédios, por exemplo, preparam uma campanha agressiva até, em defesa de que se recupere e preserve o Bar do Avião, antiga entrada do Cocorote. Onde se bebia em paz.
Do tuiter (X) do Camilo
“Na noite desta quarta-feira, estive reunido com a colega ministra da Saúde, @nisia_trindade. Acompanhados por nossas equipes, tratamos de assuntos em comum entre nossas pastas”. Camilo avança em danações políticas.
Troca-Troca na Prefeitura
Zé Sarto, prefeito de Fortaleza, conversando com jornalistas, soltou que já já vai fazer mudanças no Secretariado. Faz sentido quando se imagina que Sua Excelência promove um balancê com obras na cidade inteira. Outubro tá aí!

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img