26.1 C
Fortaleza

Queremos ver as propostas dos candidatos

As agressões permanecem. Candidatos se agridem nas redes sociais e nos programas eleitorais. Aproveitam muito pouco de seu tempo para mostrarem suas propostas. Estamos preocupados com o destino de nosso país. Nos interessa quais os planos dos candidatos para tirar o País da crise, melhorar o sistema de saúde, de educação e da segurança. Queremos ter tranquilidade quando nossos filhos estiverem na rua, queremos que todos os cidadãos brasileiros sejam atendidos de maneira digna nos hospitais; queremos ver as crianças em escolas públicas de qualidade permanecendo durante todo o dia para que não sejam adotadas pelo tráfico; queremos que diminuam os gastos públicos e os altos impostos.

Quarenta por cento da população brasileira está inadimplente. 14 mil estão desempregados e não há ainda nenhuma perspectiva de que as coisas vão melhorar. Investidores estrangeiros não se sentem seguros, e nossos empresários agonizam para manter suas empresas vivas.

Os únicos que estão bem são os banqueiros. Os grandes bancos brasileiros tiveram seus resultados em alta, em 2017, depois de amargarem uma rara queda no lucro em 2016. Banco do Brasil, Santander Brasil, Itaú, Unibanco e Bradesco lucraram R$ 64,9 bilhões ano passado, alta de 21%. Em 2018, a projeção de avanço é de 10% nos resultados, podendo ainda ser melhor. Mesmo com a queda da Selic, juros exorbitantes são cobrados dos clientes em dívidas de cartões de créditos e outras. Os cartões de créditos cobram as maiores taxas de juros do mundo, extrapolando 500% ao ano, ao passo que a taxa SELIC está abaixo dos dois dígitos, ou seja, -6 % ao ano. Juros abusivos são cobrados dos inadimplentes e o governo não faz nada, e não há nenhum projeto dos candidatos para dar solução para este problema.

Nenhum cidadão quer o seu nome sujo no Serasa. A maioria preza por ter seu nome limpo, mas é impossível, estar desempregado ou mesmo trabalhando, pagar uma conta que cresce diariamente, com juros escandalosos. Exemplo disso é que quando o governo liberou parte do FGTS, PIS, a maioria correu para negociar as dívidas. Acabando com a restrição do cadastro o consumidor volta a consumir e movimenta a economia do país.

Prefeito de
Medellín na Fiec

Aníbal Vagiria, ex prefeito de Medellín, é o convidado da próxima edição do Fórum Industrial Ideias em Debate que acontecerá no próximo dia 24, às 18h30, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). Medellín, na Colômbia, era a cidade mais violenta do mundo na década de 90. Hoje, é uma das mais inovadoras do planeta e segura. O ex-prefeito falará como foi possível realizar esta transformação. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site da FIEC (https://www1.sfiec.org.br/para-voce). Haverá tradução simultânea.

 

Fortaleza sediará pela segunda vez o maior hacka thon do mundo

Fortaleza será sede, a partir de hoje até o dia 21, juntamente com outras centenas de cidades ao redor do mundo, do NASA SPACE APPS CHALLENGE. A competição internacional, promovida pela agencia espacial americana e realizada por líderes locais, é considerada hoje a maior maratona científica do mundo. Em Fortaleza, é a 2ª edição do evento. A primeira, em 2016, reuniu pouco mais de cinco equipes, este ano teremos 24 equipes competindo em seis categorias de desafios e seis modalidades de premiações mundiais. O evento representa o gatilho necessário para que jovens do mundo inteiro, que sonham trabalhar um dia para a NASA torne-se realidade. O #SpaceAppsFor 2018 será realizado no IFCE Fortaleza e conta com a liderança local do Camilo Castro, diretor da VILAGE MARCAS E PATENTES, e Valden Barbosa, founder da Utalent, além do apoio institucional do Consulado Geral dos EUA, do Centro de Empreendedorismo da UFC (CEMP), e da equipe do Statup Experience.

Disputa pela presidência da AL

O deputado estadual Zezinho Albuquerque declarou que é cedo para tratar da sucessão da mesa diretora, mas já há disputa interna entre os deputados de seu partido, PDT, de olho na presidência; José Sarto, Tin Gomes, Sérgio Aguiar e os novatos Salmito Filho e Queiroz Filho. Comenta-se que Zezinho tem pretensões de concorrer para permanecer à frente da Casa Legislativa.

Projetos do novo presidente do TJCE

O desembargador Washington Araújo, que assumirá a presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, em janeiro de 2019, afirma que a prioridade em sua gestão deverá ser a celeridade na prestação jurisdicional. Processos das comarcas do interior serão digitalizados e haverá concurso para técnicos judiciário.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...
spot_img