26.1 C
Fortaleza

Salvem as Santas Casas

Um dos fatos mais lamentáveis e preocupantes, no momento, em todo o país, mas especialmente no Ceará, tem sido a crise que assola o setor da Saúde Pública, pondo em risco milhares de vidas e causando desespero a milhares de famílias. Na Assembleia Legislativa e na Câmara Municipal de Fortaleza chovem apelos dramáticos de lideranças e de deputados e vereadores por medidas que estanquem a falta de estrutura e de material nos hospitais e Postos de Saúde, o que leva ao aumento de horrendas filas de pacientes nos corredores das instituições.

Um dos sinais mais preocupantes dessa crise que só piora tem sido as dificuldades que vêm sendo enfrentadas pelos hospitais filantrópicos, no caso as Santas Casas de Misericórdia, instituição fundada em Portugal em 1498, e depois de se espalhar pelo mundo afora tem hoje, só no Brasil, mais de 2.500 hospitais. O que apavora mesmo é que as Santas Casas de Fortaleza, criada em 1824, e a de Sobral, fundada em 1912, têm sofrido sérias ameaças até de fechar, ou, no mínimo, reduzir drasticamente cirurgias e internações, criando pânico entre os mais pobres.

Estamos, assim, num momento em que só uma mobilização total de todas as forças da sociedade poderá impedir uma hecatombe para o sistema de saúde. É o momento que os políticos deveriam deixar de lado suas querelas partidárias, para se unirem em torno de projetos capazes de salvar essas duas Santas Casas, que tantos milhares de vidas têm salvado desde que fundadas. Não se trata de responsabilidade apenas dos políticos, mas também dos empresários, inclusive, do setor bancário, que alheio à crise amontoa bilhões. Sem isso a calamidade será inevitável.

PAPELÃO – Desde que se implantou a política no país ou, no caso, no Ceará, a instituição das Câmaras Municipais (antigos Senados Municipais), estas vêm tendo distorcidas ao longo do tempo as suas finalidades, de legislar e fiscalizar. Em vez disso, são usadas como arma de vingança política. Em Tauá, a maioria oposicionista da Câmara, para se desforrar da derrota imposta pelo deputado Audic Mota à família Aguiar, vem sabotar projetos do prefeito Carlos Windsor, urgentes e necessários para a população.

|DESESPERO E VAIDADE – A decisão do TRF-4, de antecipar o julgamento definitivo do ex-presidente Lula, sinaliza para o fim da história política do ex-torneiro mecânico que presidiu o país. Mas, pelo visto, apesar de o próprio PT reconhecer essa dura realidade, ele não foi despertado para isso. O pior é a insistência com que os seus órfãos e viúvas dão-lhe corda para resistir. Assim, o país acompanha a agonia política de um homem que se vê à borda do abismo, mas, por pura vaidade, teima em resistir.

SELO VALIOSO – O Ceará tem agora, à frente da coordenação da UNICEF em nosso Estado, Piauí e Rio Grande do Norte o ex-secretário do Turismo do Estado, Allan Aguiar. Homem de vasta experiência com políticas públicas, ele já entra trazendo uma notável novidade. A partir de agora, será questão “sine qua non” para que os municípios conquistem o “Selo UNICEF” de qualidade administrativa, a capacidade que demonstrarem para reduzir a prática de crimes de violência e morte de jovens e de adolescentes.

DISCIPLINA E ORDEM – Na Zona Norte está marcada reunião em Ubajara, do Conselho de Desenvolvimento Regional da Ibiapaba – CONDERI, com deputados e técnicos do setor de recursos hídricos, visando estudar como disciplina a distribuição das águas dos açudes públicos da região, a começar pelo Jaburu, de Ubajara, cujo volume foi gasto de forma desordenada, ameaçando até o fornecimento de água para uso humano, por conta de horticultores e indústrias ali instaladas.

BEBER OU NÃO BEBER? – A questão da venda ou não de bebidas alcoólicas nos estádios esportivos vem gerando uma polêmica sem muitas motivações. O projeto é do deputado Gony Arruda, que, com razão, alega que essa venda existe em quase todo o país. Por outro lado, ele argumenta que atualmente, mesmo sem bebidas vendidas no interior do Castelão, milhares de pessoas se embriagam nas centenas de bares e botecos, no entorno daquele estádio.

PRIMEIRAS DAMAS – Um aspecto agradável das gestões do Estado do Ceará e da cidade de Fortaleza tem sido o desempenho das duas respectivas primeiras-damas, Onélia Leite e Carol Bezerra. Totalmente alinhada com o marido Camilo, Onélia alegra crianças de todo o Estado com o projeto “Mais Infância Ceará”, enquanto Carol, para abrilhantar a gestão do marido Roberto Cláudio, faz brilhar o belo projeto “Cresça com o seu filho”.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...
spot_img