27.8 C
Fortaleza

Representante legítima

A ubérrima e bela região da Ibiapaba, onde pontificam atualmente nove cidades – Viçosa do Ceará, Tianguá, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Guaraciaba do Norte, Carnaubal, Croatá e Ipu, apesar de toda a sua importância, pelo que já foi há tempos cognominada de “Celeiro do Ceará”, tem sido, proporcionalmente, a região do estado com menos representantes na Assembleia Legislativa, haja vista que, desde o início do século 20 até hoje teve apenas meia dúzia de deputados estaduais e alguns suplentes.

De 1947 até hoje, os ibiapabanos tiveram na AL apenas os deputados Grijalva Costa, de Ubajara; Fernando Melo, de Ibiapina; José Maria Melo, de Guaraciaba; Tomaz Brandão, de São Benedito. Muito pouco para uma região que tem hoje mais de 300 mil eleitores. Ou seja, o nosso Legislativo Estadual tem sido ocupado por políticos oriundos de outras áreas do Estado. O pleito de 2014 trouxe boa surpresa para o verdejante Planalto.
Naquele ano foi eleita a ex-prefeita do município de Graça, cujo marido Gadyel é prefeito em São Benedito, Augusta Brito, umbilicalmente ligada a ela, sintonizada com os problemas da mesorregião, e conhecedora das suas potencialidades. Prova da sua ligação àquele Planalto, Augusta é hoje a defensora máxima da criação da Região Metropolitana da Ibiapaba, e da implantação, ali, de um campus avançado da UFC. Sua eleição foi um prêmio para todas aquelas cidades, traduzido no empenho por elas demonstrado na AL.

MELHOR CAMINHO – A propósito da Região Metropolitana da Ibiapaba, defendida pela deputada Augusta Brito, esta é uma semente que o então deputado federal Roberto Pessoa plantou e defendeu com ardor na Câmara dos Deputados, como caminho para o desenvolvimento dos municípios. Infelizmente, com a sua saída da Câmara Baixa para a prefeitura de Maracanaú, outros não assumiram o excelente projeto, ainda não aproveitado.

INTRUJÃO – Se a polêmica reaproximação entre os ex-antagonistas de 2014 para o governo do Ceará, Eunício Oliveira, segundo alguns observadores mais atentos, vier a ocorrer, só teria êxito se, em meio ao amontoado de partidos a se envolverem não estiver o PT. Isso porque essa turma, que teima em não reconhecer o fim da sigla da estrela vermelha, terminaria avançando em mais posições do que merece, incluindo (acredite!) o Senado para o deputado Guimarães…

GRANDE MULHER! – A ministra Cármen Lúcia, presidente do STF mostra, a cada dia, ser, além de uma grande mulher, uma presidente que engrandece aquela Corte. Aos que tentam salpicar a lama da corrupção nacional sobre aquele colegiado, ela já respondeu com e sério relatório “Supremo em Ação”, através do qual faz questão de destacar que o STF é um dos tribunais nacionais e internacionais que age com maior transparência e respeito ao povo.

PARADEIRO – Por mais que o presidente da AL, José Albuquerque, tenha prometido que a proximidade e a entrada no ano eleitoral não trará solução de continuidade para aquela Casa, é cada vez mais improvável que isso venha a acontecer. Já se sabe que, além da presença esporádica de deputados nesse período que já começa ser rarefeita, grande parte deles já deles já ameaça pedir licença, fazendo, com isso, a festa de dezenas de suplentes.

GRAÇAS COMPLICADAS – A “peregrinação-arrastão” do ex-presidente Lula pelos estados do Nordeste, onde ainda predominam suas “viúvas políticas” deixou marcas indeléveis de atipicidade. Além de “abraços de tamanduá” com corruptos como Renan, ele ainda foi ator de uma cena de comédia-pastelão, ao se prostrar, com o deputado José Guimarães ante o túmulo do Padre Cícero, o Santo do Nordeste, que deve ter se revirado em sua última morada…

CRIMES A PAGAR – Estamos assistindo momentos que podem ser decisivos para a punição exemplar da maior quadrilha de políticos e de empresários corruptos que já achacou um país do Ocidente. Enquanto municípios agonizam financeiramente devido à ação desses malandros, a população testemunha preocupada, a uma guerra sem tréguas entre o MP, PF, Lava Jato e os defensores deles dessa corja. Se perdermos essa batalha, que Deus tenha compaixão do Brasil.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img