27.8 C
Fortaleza

Estratégia para crescer

Quando representante do Ceará na Assembleia Legislativa, o então deputado Roberto Pessoa destacou-se pela defesa incondicional da união dos municípios do Ceará em microrregiões, assim como pela formação de consórcios municipais, como estratégia para a conquista de projetos de maior porte e, consequentemente, muito mais recursos federais e estaduais, e até mesmo empréstimos junto às grandes instituições bancárias nacionais e estrangeiras. No momento, a solução em moda são as Regiões Metropolitanas.

No caso da Região Metropolitana de Fortaleza, a pioneira, houve alguma demora na concretização da unificação dos interesses das cidades nela localizadas, tendo em vista a falta de sintonia entre as prefeituras, e, em alguns casos, devido à ausência de sintonia com a municipalidade de Fortaleza. Hoje, graças a uma nova mentalidade dos governantes, começando pelos dirigentes das Câmaras Municipais, cresce essa mentalidade, encabeçada e incentivada pelo presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Salmito Filho.

No momento, tramitam na Assembleia Legislativa mais três projetos em defesa da formação das Regiões Metropolitanas de Sobral, Sertão Central e Cariri Sul, enquanto, no Planalto da Ibiapaba lideranças políticas e empresariais, coordenadas pelo Conselho de Desenvolvimento Regional da Ibiapaba–CONDERI, buscam junto a deputados federais e estaduais ali votados, apoio para a unificação de cerca de 15 municípios, com essa finalidade. Num estado de municípios pobres, é a melhor saída para que todos cresçam.

PAPEL IMPORTANTE – A propósito dos interesses da rica região da Ibiapaba, cresce o despertar para a necessidade da eleição de deputados ali nascidos e com verdadeiro interesse pelo desenvolvimento regional. Para isso, já existe a deputada Augusta Brito, do PCdoB, mas, para uma área com 400 mil habitantes e mais de 200 mil eleitores, torna-se necessários mais representantes. Para isso, entretanto, é necessário, mais do que nunca, uma maior vigilância sobre candidatos paraquedistas que dali só querem os votos.

CRESCIMENTO – É cada vez mais evidente aos olhos da população de Fortaleza, RMF e do interior, o crescimento político do vereador Salmito Filho (PDT), presidente da Câmara Municipal de Fortaleza. Seu estilo discreto, aliado à maneira objetiva como aborda os problemas de Fortaleza e demais municípios, o tornam, a cada dia, uma liderança que cresce em dinamismo, coisa um tanto rara em meio à inabilidade e inépcia de muitos políticos. Trata-se de um homem público a ser tomado como modelo no mundo político.

HOMENAGEADOS – No XXX Congresso Brasileiro de Agronomia, que teve como local a cidade de Fortaleza, além de eventos do mais alto valor para o setor agropecuário do Ceará, do Nordeste e do País, ocorreram também momentos importantes, como no caso das condecorações de autoridades pelos seus méritos em relação ao setor. Destaques apara concessão da “Medalha Guimarães Duque”, entre outros, para o governador Camilo Santana e para o presidente da FAEC, Flávio Saboya, dos beneméritos nesse sentido.
CRÍTICAS JUSTAS – São mais do que justas as feitas à maneira como a maioria dos deputados estaduais continuam abandonando sistematicamente o Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa, pelo visto, para monitorar os seus redutos eleitorais. É o caso de se indagar se esses parlamentares não contam com lideranças confiáveis e firmes para cuidarem dos seus interesses eleitorais. Como resultado dessas ausências, cresce a ameaça de que muitas matérias, de interesse do Governo, ou do povo terminem prejudicadas.

TASSO, UM ESTADISTA – A maneira como vem se comportando o senador Tasso Jereissati justifica a cada dia, a grande votação com que os cearenses o devolveram ao Senado Federal. Na tramitação de matérias de interesse da população do Ceará, ele, mesmo adversário político do governador Camilo Santana e do seu grupo de apoio, tem agido como um verdadeiro estadista, empenhando-se pela aprovação delas. Um exemplo a ser imitado por qualquer político em quem a sociedade confia um mandato parlamentar.

MAIS SEGURANÇA – Apesar de uma “gestação” meio demorada, o Plano Municipal de Proteção Urbana – PMPU, prometido pelo então candidato a vice-prefeito Moroni Torgan está pronto para ser lançado. Marcado pela modernidade e objetividade, o Plano se destaca pela priorização à prevenção, criando instrumentos para impedir que a criminalidade “adote” os adolescentes e jovens. Destaque-se ainda uma das medidas mais lógicas para a proteção da sociedade, ou seja, ampliar os efetivos da Guarda Municipal.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img