27.8 C
Fortaleza

Municipalista autêntica

No ano em que a sua Revista do Ceará & Municípios completa 20 anos de excelentes serviços aos municípios do Ceará, a jornalista Silvana Frota completa, também, 20 anos do seu projeto Melhores Programas de Assistência Social. São muitos anos de batalha em que a nossa estimada colega, uma guerreira em defesa da melhora nas administrações municipais em relação a melhores condições para as populações de todas as unidades do Ceará. Nesse campo, ele tem superado sobejamente dezenas de políticos que têm sido eleitos alegando serem municipalistas.

Dada a seriedade dos programas e eventos que tem promovido, ela tem contado com o apoio, não só de governadores do Estado, como de parlamentares e empresários, entre os quais o presidente da Fiec, Beto Studart, cuja fundação que leva o seu nome é um porto seguro para crianças com talento. Ao longo destes anos, Silvana tem funcionado como um motor motivador para que prefeitos, secretários e lideranças municipais de todo o Estado atuem com responsabilidade social, arma eficiente para garantir dignidade a uma população.

No momento em que ela, mais uma vez, com o apoio do governador Camilo e da Primeira-dama Onélia premia municípios por Boas Práticas de Assistência Social, e instituições por se dedicarem ao bem-estar das comunidades, principalmente interioranas, chama à responsabilidade gestores, servidores e legisladores para uma obrigação pela qual muitos serão gratos no futuro. Ser municipalista não é fazer demagogia na imprensa, ou se debulhar em discursos de campanha, mas colocar em prática motivação para que boas as práticas sociais sejam uma realidade.

SALVANDO VIDAS – Ontem, na AL, quando era lembrado o belo gesto das doações de órgãos para salvar vidas, o deputado Heitor Férrer (PSB), além de ler um belo texto sobre o assunto, destacou, ainda que, quando nos episódios dessas doações salvadoras, enquanto muitos têm salvas suas existências, essas são o fruto de catástrofes em que principalmente jovens perdem a vida em acidentes ou com a violência. Mesmo assim, trata-se de um belo momento para os que se salvam.

BRINQUEM COM ELE! – Quarta-feira, no programa eleitoral do Patriota, a grande “estrela” terminou mesmo sendo o explosivo deputado federal Jair Bolsonaro, do PEN, pré-candidato à Presidência da República. O fato é que, aos poucos, ele assumiu o segundo lugar em todas as pesquisas, enquanto muitos adversários esquerdistas desacreditam nele. Nem é preciso ser um computador para lembrar: o mesmo aconteceu há alguns anos com um Collor, que quase afundou a Nação.

MENINOS COM RAZÃO – Há meses, vem tendo destaque na imprensa uma discussão que envolve muitos milhões de jovens brasileiros, já que ela é direcionada para uma reforma educacional, com destaque para mudanças na grade ao ensino médio do 2º grau. Tem gente que recusa terminantemente. Mas, recente pesquisa do Senai entre os jovens de até 16 anos, a esmagadora maioria manifestou-se a favor da substituição de matérias teóricas por matérias profissionalizantes.
GRANDE NOME – A proporção em que nos aproximamos de mais um pleito, e como é ainda tempo de se aceitar ou rejeitar determinados nomes, um deles vem à tona, e com muita força, já que se trata de pessoa sem rejeições. Falamos do empresário e secretário do Turismo, Alexandre Pereira, líder nacional do setor de panificação, e presidente do PPS-CE. Em meio a descrença generalizada nos políticos, é sempre bom que surjam nomes dessa estirpe, que andam rarefeitos.

FAÇAMOS JUSTIÇA – Há anos, desde que o presidente Getúlio Vargas, ao praticar o suicídio, legou ao País a sua célebre, histórica e comovente carta, não se via algo similar, ou seja, a missiva com o que o ex-ministro petista Antonio Palocci solicitou desligamento do PT. Um documento impressionante, em grande estilo, e de um realismo capaz de desnudar e fazer cair a máscara de Lula da Silva e de todos os petistas e demais fanáticos, que tentam salvar da lama suas gestões.

ACABEM COM ISSO! – Na situação em que se acham, há tempos, os parlamentos têm sido constantes as lamúrias devido à falta de espaço para legislar. Para alguns deputados e vereadores, a saída, para não “sair de mãos abanando”, são os projetos de indicação. Mas, por último, surgiu uma “saída”: cidadanias. Por conta disso, desportistas, artistas estrangeiros e, por último, pastores evangélicos, que nada fizeram pelo Ceará, acabam sendo indicados para nossos co-estaduanos…

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img