27.8 C
Fortaleza

Sonhando alto

A população do Planalto da Ibiapaba e de toda a área circunvizinha tem todos os motivos para pelo menos começar a festejar. Esse clima festivo é vivenciado não só por pais de futuros estudantes universitários, como também por dezenas de milhares de jovens que poderão, finalmente, realizar o seu sonho de cursar e concluir o seu estudo superior grátis. O motivo dessa justificada satisfação é o Projeto de Lei de iniciativa do deputado federal Moses Rodrigues, do PMDB. A matéria, inclusive, já teve o parecer favorável da deputada Pollyana Gama (PPS-SP), da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.
O projeto do deputado Moses Rodrigues segue os rumos da política de interiorização e expansão de novas universidades ou campi universitários nos estados. Trata-se, portanto, de uma política digna de todos os aplausos, mesmo sabendo-se de que é um grande desafio para um país ainda mergulhado em séria crise econômica. Estamos diante de um desafio que, para ser encarado e vencido terá que contar, mais do que nunca, com o empenho das bancadas parlamentares. É hora de entrarem em ação deputados como Augusta Brito (PCdoB), Fernanda Pessoa (PR), Sérgio Aguiar (PDT) e outros ali votados.

Para uma região onde a primeira escola de curso ginasial data de 1950 e de segundo grau em 1970 será uma conquista histórica, de importância incalculável. Segundo o PL, a UFI contará com cursos distribuídos em Viçosa do Ceará, Tianguá, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Guaraciaba do Norte, Carnaubal, Croatá e Ipu. Serão beneficiadas 50 cidades do Ceará e do Piauí, o que significa dizer que em torno de 1.2 milhão de pessoas poderão ser beneficiadas. Ainda há caminhos a percorrer, nas Comissões Técnicas da Câmara e depois a tramitação no Senado. Mas a grande partida já está dada.

EM AÇÃO – Finalmente, depois de uma quase guerra entre o grupo político do Governo do Estado e o grupo da oposição, inspirado e guiado pelo ex-presidente da AL, Domingos Filho, do que resultou a extinção do TCM, o TCE passa a atuar pra valer na fiscalização “in loco” das prefeituras. E o faz bem a tempo, já que muitos prefeitos, aproveitando-se do “bafafá”, com o extinto tribunal, quase parando, aproveitaram-se disso para cometer algumas das suas “marmotas”, pelo que merecem ser cassados.

PROBLEMAÇO – Em recentes declarações sobre a situação política do país, assim como a do Ceará, é claro, o ex-deputado e agora escritor Iranildo Pereira, no seu melhor estilo gozador, afirmava que, da marcha em que a situação caminha, além de ser necessário acabar com os partidos, o mesmo poderá ocorrer com a maioria dos políticos. Aí sim, com a entrada de cidadãos e cidadãs não viciados em corrupção.

GRANDE SECRETÁRIA – No Ceará, poucas vezes um governador do Estado acertou tão em cheio, quanto o governador Camilo Santana, ao chamar para a Secretaria da Justiça a Dra. Socorro França, uma das figuras que mais engrandecem a defesa das leis no Ceará. Seu trabalho vem sendo dos mais brilhantes, mesmo que com discrição, e só não tem conseguido debelar a criminalidade no estado do Ceará porque se trata de uma calamidade que se espraia pelo país, desafiando a Justiça e as forças policiais.

TODOS A PERIGO – Um dos aspectos mais observados por quem acompanha as movimentações políticas no Ceará tem sido a maneira como algumas das maiores lideranças política do Estado buscam pressurosas por apoios e, principalmente, alianças, mesmo as mais improváveis. Os motivos são claros, ou seja, ninguém será eleito para cargo majoritário – governador e senador – com a força de seu partido. Portanto, não será motivo de assombro, se os Ferreira Gomes marcharem juntinhos com o senador Eunício.

ESTÃO É BRINCANDO – O descalabro que vem ocorrendo na imoralíssima criação de novos partidos continua mostrando que, enquanto a Justiça Eleitoral faz que atua contra os profissionais criadores de sigla continuam brincando com ela. E ninguém duvide que, por conta dessa falta de critério dos políticos e das leis frouxas e, tenhamos, em 2018, um pleito com dezenas de candidato a presidente, assim como ao governo do Ceará. Se a tal reforma política não sair, a palhaçada vai fazer o mundo rir de nós.

SALVANDO VIDAS – Em meio a tantas “presepadas” políticas, um movimento que engrandece a alma humana. Trata-se da parceria entre o “Evangelizar é Preciso”, comandado pelo padre Manzotti, e o Hemoce, no sentido de que milhares de católicos participantes do movimento, que ocorrerá diz 27, no Condomínio Espiritual Uirapuru, doem sangue. Como se trata de material indispensável ao Hemoce, para salvar muitas vidas, essa é uma legítima parceria abençoada pelo amor ao nosso próximo.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img