30 C
Fortaleza

Homenagem a um gigante

No próximo dia 09, no Salão Atlântico Hall, do Marina Park Hotel, por ocasião do 46º Congresso Nacional e Internacional de Skal, a jornalista Silvana Frota estará conferindo a sete personalidades, dois municípios e um jornalista o “troféu César Cals de Turismo”. Outras figuras públicas serão destacadas com Diplomas de Honra ao Mérito. A realização da importante solenidade representa o reconhecimento de uma profissional que acompanhou de perto a notável atuação do grande governador César Cals de Oliveira Filho à frente da gestão do Ceará.
A administração de César Cals, acima de tudo, foi marcada por iniciativas ousadas em todos os sentidos, mas o grande destaque foi indiscutivelmente o seu empenho em defesa do desenvolvimento turístico do Estado, que era acanhado e insignificante. Sabedor de que o turismo era, assim como é um dos grandes sustentáculos da economia nacional, o governador redescobriu grandes potencialidades turísticas do Estado, que se achavam como que em estado de hibernação, só aguardando alguém que tivesse iniciativas para despertá-las. E foi o que fez César Cals.
No seu grande empenho pelo crescimento do setor turístico, ele transformou em pólos dessa atividade as serras, praias e cidades históricas. Como marca indelével dessa atuação, implantou, contra verdadeira barragem oposicionista, no Parque Nacional de Ubajara moderníssimo sistema teleférico de acesso à Gruta de Ubajara, a maior atração turística do interior e uma das mais importantes do Nordeste. Com o “Troféu César Cals de Turismo” Silvana Frota põe em prática um preito de reconhecimento de todos os cearenses a um de seus maiores governadores.

PELOS ANIMAIS – Se existirem motivos para se criticar a atuação da maioria dos vereadores de Fortaleza, também não se pode acusá-los de ineficiência total. Agora mesmo, está em discussão naquela Casa um projeto merecedor de apoio geral. Trata-se de uma proposta para que seja promovida a redução populacional de cães e gatos na capital e RMF. A ideia, entretanto, exclui métodos cruéis como a castração, que será substituída por anticoncepcionais químicos.

ATÉ BANQUINHO E VIOLÃO? – Também na CMF, uma grande injustiça começa a ser combatida, com o apoio da esmagadora maioria dos vereadores. Trata-se de encontrar meios de amenizar os exageros do combate à poluição sonora. A Ordem dos Músicos e o Sindicato dos Músicos denunciam que as autoridades, aplaudidas por apreenderem paredões “rompe-tímpanos”, tiram também o ganha-pão até de modestos artistas praticantes do “um banquinho & um violão”.

UM MAL IRREVERSÍVEL – A rejeição de eleitorado por qualquer candidato a cargo eletivo, seja no Brasil, Estados Unidos ou Cochinchina, tem sido uma praga irreversível, sem remédio. Não há registros de casos em que rejeição devastadora seja revertida. Por isso, lulistas fanáticos, que perdem o sono pensando no retorno de Lula estão em desespero, diante da mais recente pesquisa do Instituto Paraná para presidente, em que 46,5% dos consultados rejeitam o ex-presidente…

É PEGAR OU LARGAR – Em meio a toda confusão de denúncias, delações, processos e prisões, o ex-todo-poderoso ministro da Fazenda de Lula, Antonio Palocci, poderá “ganhar” uma “prisãozinha domiciliar”. Até aí, tudo bem. O drama é que, para ter esse benefício, ele, que jura saber muito sobre muita gente, terá que despejar, na sua delação, que está sendo fechada com o MPF, que soltar inclusive com provas documentais tudo o que ele sabe sobre o seu ex-chefão Lula.

É PRA BRIGAR – A maneira como o deputado tem “partido para cima dos seus adversários”, está sempre marcada por declarações temerárias. Um delas tem a ver com a decisão bem antes do que se esperava do ex-governador Cid, de disputar uma das cadeiras destinadas ao Ceará no Senado Federal. Na sua interpretação pessoal sobre a referida decisão, Wagner afirma que esta pode ser “a busca de foro privilegiado” diante das delações do dono da JBS contra cearenses.

GRANDE D. ALOÍSIO! – A Arquidiocese de Fortaleza, através de vários e significativos eventos, está comemorando os 25 anos do Centro de Defesa dos Direitos Humanos, que tem salvado milhares de vidas. O CDDH foi criado pela Comissão Pastoral da Diocese, com o apoio e inspiração do grande arcebispo d. Aloísio Lorscheider, um dos maiores cardeais da Igreja, e cuja atuação contra as perseguições políticas as desigualdades sociais tornou-se histórica no país e exterior.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img