30 C
Fortaleza

Escancarando a “porteira do curral”

Um dos mais manjados, mas sempre verdadeiro ditado popular diz que “de esmola demais o cego desconfia”. No Brasil tem sempre ocorrido casos “enquadráveis” no referido ditado. Um deles, iniciado quando da instalação do processo contra políticos corruptos, ou seja, o espetaculoso “Mensalão”. Logo que foi iniciada, pelo STF, aquela ação dava a impressão de que, finalmente, teríamos uma verdadeira legião de figurões da política e do mundo empresariais devidamente “engaiolados”. Por pouco não virou uma “pizza descomunal”, ou um vergonhoso “parto da montanha”.
Ocorreu que, no referido caso, o ex-presidente Lula, ainda dono de grande legião de “babões”, veio a público para declarar que o principal crime daquele processo, no qual ele também se achava envolvido, o Caixa 2, não é crime. Não fora o relator um ministro de cor negra – Joaquim Barbosa – que engrandece todas as raças, e toda a malta de malfeitores com o dinheiro público, teria escapado, principalmente, graças à ação deletéria de um ministro – Ricardo Lewandowski – que não soube honrar, como deveria a toga que veste.
A preocupação de todos os brasileiros, menos a força-tarefa de defensores dos corruptos, encabeçada por petistas de maus bofes, é com a ameaça que paira sobre a Operação Lava-Jato, esperança dos que ainda crêem na recuperação ética do país. Isso, ante a posição de dois ou três ministros do STF, tendentes a anular os efeitos da Operação coordenada por um juiz macho chamado Sérgio Moro. Se a sociedade e os políticos decentes (e até os militares, se for o caso) não se unirem de forma convergente, todos os bandidos do “petrolão” presos serão libertados, e os demais nem serão presos. Uma calamidade!

GRANDEZA – Quem teve a oportunidade de assistir ao programa “Conversando com o Bial”, da TV Globo, na noite de terça-feira, teve finalmente a preciosa chance de conhecer mais de perto a inteligência e o brilho e da ministra Cármen Lúcia, presidente do STF, ali entrevistada ao lado da atriz Fernanda Montenegro, que engrandeceu aquele momento. Quem vê o deboche e a falta de senso de alguns dos ministros do STF, ficou na certeza de que ela jamais permitirá que eles apequenem aquela Corte.

SOMBRAS SOBRE O PSB – Observadores políticos da grande imprensa do Sul-Sudeste são quase unânimes em reconhecer que, no ritmo em que o PSB nacional está sendo conduzido, o futuro desse partido está seriamente comprometido. Uma sigla séria, em muitos países majoritária não pode continuar sendo estraçalhada por divisionistas, ameaçada de perder alguns de mais brilhantes nomes, como o deputado cearense Danilo Forte, um exemplo de parlamentar de ficha limpa, que engrandece a Câmara.

SÓ NO BRASIL – Apesar de todos os esforços do Conselho Nacional de Justiça, do TSE e das Associações de Magistrados brasileiros, não há como desentulhar os milhões de processos acumulados nos tribunais em geral. Isso inclui os TREs, que nunca conseguem concluir todos os processos envolvendo prefeitos e outros autores de ilicitudes administrativas e eleitorais. Moral da história: no Ceará ainda permanecem irresolutos centenas de processos, cujos acusados torcem pela prescrição de seus crimes.
CARREIRA DE RISCO – Um grupo de agentes prisionais e outros funcionários de presídios do Ceará estiveram em Brasília, para fazer “lobby” em defesa de um dos seus mais justos pleitos, ou seja, ver essa profissão, do mais alto risco, ser transformada em algo mais seguro. Naquele parlamento, votava-se a federalização e a estadualização da atividade, criando a Polícia Penitenciária Federal e a Polícia Penitenciária Estadual. Trata-se deprofissão periculosa num país onde os bandidos do PCC imperam.

BOCA QUENTE – Os famigerados crimes do chamado “expresso 150”, em que desembargadores são acusados de vender liminares, chegam a uma incrível situação no Ceará. O processo contra o desembargador Paulo Timbó, que chega a inacreditáveis 13 volumes, 36 apensos e material gravado em 21 CDs, está difícil de ser julgado no Ceará. Como o processo deverá ser julgado pela Justiça comum, até ontem nada menos do que 09 (nove) juízes, por vários motivos, se julgaram incompetentes para tal.

CLISAS DO PT – Essa patota do PT é mesmo ótima. Na Assembleia Legislativa e na Câmara Municipal de Fortaleza, deputados e vereadores do PT continuam insistindo em que 90% dos méritos do projeto da Transposição das Águas do Rio São Francisco para o Ceará pertencem, e são inspiração dos governos de Lula e Dilma. Só não se lembram de enumerar quantos bilhões políticos desse partido e de partidos seus aliados desviaram nas espetaculares manobras para desviar recursos de obras do referido projeto.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img