27.8 C
Fortaleza

Engrandecendo o Nordeste

Foi aberta, ontem, no Centro de Eventos do Ceará, a XXI edição do Seminário Nordestino de Pecuária – PecNordeste, um dos maiores eventos do gênero na América Latina. Criada pelo comando da Federação Agricultura e Pecuária do Ceará – Faec, Senar e CNA, representam, hoje, uma amostra fiel da capacidade produtiva e da resistência dos produtores agropecuários da região mais castigada pelas secas. Por esse mesmo motivo, o tema central da edição deste ano tem toda a razão de ser: “Água e Semiárido – uma nova postura”. Não se trata de um festival de queixumes contra as secas, mas a busca de saídas para combatê-las.

Essa magnífica feira, que se estende até amanhã (8), tem uma exemplar história de resistência do homem do Nordeste às inclemências climáticas. Ela é fruto da visão e da competência de uma notável instituição, a Faec, com 54 anos de existência, e que tem tido no seu presidente, engenheiro-agrônomo Flávio Saboya, um dos seus sustentáculos. A edição deste ano vem, mais uma vez, confirmar que o produtor agropecuário nordestino, se tiver apoio, é imbatível. A PecNordeste funciona, a cada edição, como uma aula de resistência às secas e uma grande contribuição para a modernização desse setor em todo o País.

A programação deste ano, produto da coordenação e da experiência do engenheiro-agrônomo Paulo Hélder, que já conduz o Senar-CE, vai oferecer 150 ações, sendo 103 palestras, 24 oficinas, sete casos de sucesso, 13 painéis e sete eventos sobre Bovinocultura, Apicultura, Aqüicultura e Pesca, Avicultura, Caprinocultura, Eqüinocultura, Suinocultura, Turismo Rural e Artesanato. Esta é uma visão geral do que será a PecNordeste – 2017. Para se ter idéia do sucesso e da evolução desse seminário em suas 21 realizações, no primeiro, compareceram 328 produtores, no ano passado, 5.461, número que será superado este ano.

SEM EFEITO – Têm sido cada vez mais freqüentes notícias sobre cassações, pelos juízes das respectivas comarcas, dos mandatos de prefeitos e de vice-prefeitos, acusados de atos ilegais, por ocasião de sua eleição. Se fosse para valer tais cassações, teríamos, com certeza, muito menos candidatos praticando o mercantilismo de seus votos para chegarem ao poder. Mas, não é assim: a quase totalidade desses políticos punidos é absolvida pelos tribunais superiores.

ABUSO – Fortaleza tem hoje, circulando pelas suas ruas e avenidas, milhares de “Topiques”, que fazem o chamado transporte alternativo, cada vez mais importante, quando o transporte coletivo normal não é suficiente. Ontem, veio à tona um problema sério: os trabalhadores desse setor, entre motoristas e outros, alegando falta de carteira assinada, reajuste salarial e pagamentos outros, resolveram anunciar, para hoje, que vão cruzar os braços. Onde anda o TRT?

HAJA EXTINÇÕES – A Assembleia Legislativa que, neste período pré-recesso anda às voltas com uma polêmica do tamanho da PEC da extinção do TCM, tem em mãos outra “batata-quente”, ou seja, a decisão do TJCE de extinguir mais de 30 pequenas comarcas no Interior. Num ponto, o TJCE pode ter razão: o “cobertor curto” do orçamento. Essas comarcas não têm residências de juízes e promotores, e seus funcionários são emprestados pelas prefeituras.
MUITA UTILIDADE – Em nosso estado, muitas bobagens ganham destaque, enquanto muitas coisas sérias pouco são divulgadas. É caso de uma oficina a ser oferecida, hoje e amanhã, na Escola Profissional de Euzébio, por três especialistas, para a construção rápida e prática, de cisternas para a captação e armazenamento de água, sem a necessidade de correr atrás delas, em desespero, quando ocorrem os costumeiros estios mais prolongados nos sertões do Ceará.

COM TODO MÉRITO – No próximo dia 20, no Theatro José de Alencar, a Federação de Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará – FCDL vai homenagear, com o “Troféu Clóvis Rolim”, a maior condecoração do comércio lojista do Ceará, o ex-deputado, ex-secretário da Agricultura do Ceará e hoje presidente do Instituto de Planejamento de Fortaleza – Iplanfor, Eudoro Santana, responsável pelo equilíbrio da gestão do prefeito Roberto Cláudio.

QUE FESTAS? – Em Brasília, comenta-se que os estamentos mais radicais e fanáticos do lulopetismo já se preparam para promover ruidosas manifestações de protesto nas ruas e praças do País, se o ex-presidente Lula for condenado pelo juiz Moro. O problema é que esses militantes e radicais, em sua cegueira, esquecem-se de que foram os governos de Lula e Dilma que levaram o Brasil à situação em que se encontra. Imagine se ele for preso!…

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img