30.1 C
Fortaleza

Que país é este?

Está sendo anunciada, com todo o espalhafato, mais uma entrevista do ex-presidente Lula da Silva a ser concedida à Rádio “O Povo-CBN”. Entre os temas a serem explorados pelo esperto ex-presidente está o projeto da Transposição do Rio São Francisco, da qual já se apossou, em espetaculosa “reinauguração” em Monteiro. – Paraíba, em vergonhosa encenação de puxa-saquismo do governador local aos dois réus da Lava Jato. Lula e Dilma, em vez daquele “show” barato deveriam pedir perdão pelos pecados cometidos, e que mergulharam o país na pior crise política e econômica da sua história.
O Brasil é mesmo um país “desusado” dos demais, onde se faz política com seriedade. Na Suíça ou na Suécia, ex-presidentes que tivessem cometido ou permitido as falcatruas em que Dilma e Lula se acham envolvidos, teriam perdido os seus mandatos e direitos políticos, e como estariam trancafiados e obrigados a indenizar o estado e o povo. Mas não é assim que acontece aqui. Estripulias praticadas pelos dois ex-presidentes e outros são apenas motivos para charges e piadas nos programas de Rádio e de TV.
A esperança para o Brasil, diz o senador Cristóvam Buarque (PPS), é que o povo revolva eleger um Congresso, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais constituídas por pessoas honestas, avessas à aprovação de leis infames, e dispostas a fazer uma reforma política capaz de varrer, da nossa vida, partidos comandados por negocistas, e escoimar da nossa política larápios fantasiados de cidadãos. Mas é aí que mora o drama: quando e onde iremos ter um eleitorado capaz de identificar, entre lobos os raros cordeiros?

AVANTE, MULHERADA! – Para sermos sinceros, não estamos notando muito empenho das mulheres nessa batalha, seja contra ou a favor da lista fechada para eleições proporcionais. Isso porque, pelo visto, tem mulher acreditando que, na lista fechada feita pelos líderes de cada partido, haverá um número igual e intercalado de homens e mulheres. Se assim fosse, o bloco feminino poderia crescer. Mas torna-se cada vez mais difícil crer nessa possibilidade. Ou seja, com ou sem lista, as mulheres estarão na desvantagem.

ESPERANÇA – Na Câmara Municipal de Fortaleza, o presidente Salmito tem incentivado as vereadoras a se empenharem, em suas comunidades, na filiação do maior número possível de mulheres, às quais deve ser incutida a mentalidade de que estas não devem continuar se conformando apenas com papéis secundários na política. Para ele, as mulheres têm que invadir os espaços, sem se conformar apenas em ser nomeadas secretárias ou diretoras de repartições.

SOLIDARIEDADE – Segundo tem afirmado em reuniões com os colegas vereadores do Nordeste e do Norte, o governador Camilo Santana faz questão que deve haver uma solidariedade total entre eles, para o enfrentamento às desvantagens que o governo federal tem oferecido aos estados. Na sua maneira de ver, medidas como aumento de impostos e outras que prejudiquem a economia popular e o equilíbrio da economia dos empresários, sejam do comércio, agricultura e indústria devem ser radicalmente rejeitadas.

CORAGEM E COMPETÊNCIA – Na tribuna da AL, o deputado Fernando Hugo (PP), chamou à atenção da sociedade para a retumbante vitória da PF, PM e Polícia Civil, na verdadeira “batalha” travada contra uma perigosa e bem armada quadrilha se assaltantes de bancos. Para ele, trata-se de uma lição a ser tomada como exemplo, no sentido de que seja dado a essas forças todo o apoio material e financeiro, necessários no sentido de que eles tenham todas as condições de dar toda a segurança à sociedade.

HAJA PÂNICO – Conforme destaca a imprensa nacional, trapalhões e corruptos dos estados se encontram em pânico. Isso, por conta do anúncio de que a Operação Lava Jato, depois de “ferrar” os ímprobos “lá de cima”, já tem preparada a ação para encurralar também a turma do “propinoduto”, presente em todos os estados e no DF. Nesse sentido, mais promotores de Justiça e procuradores estão sendo convocados, pelo juiz Moro. Pelo visto os corruptos vão ter que ser acomodados em arenas…

BOLSANARO VEM AÍ! – Segundo o deputado Jair Bolsanaro tem apregoado, é sua intenção deixar o PSC, para poder escolher outro partido, para poder disputar a presidência da República. Um partido em que ele possa mandar. Atenção, ex-governador Lúcio Alcântara, deputado Capitão Wagner, deputada Gorete Pereira, presidente de honra Roberto Pessoa e demais lideranças do PR. Segundo o explosivo e polêmico Bolsanaro, esse partido é uma de suas preferências para empreender a corrida presidencial!…

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img