30.1 C
Fortaleza

Um homem chamado Otacílio

Num país onde rareiam homens de valor e de moral, quando os escândalos e a corrupção se espalham nos seus quatro cantos, festejar o Centenário de um homem público pelos seus méritos é como encontrar um oásis de respeitabilidade num imenso deserto de falta de ética. Pois foi o que ocorreu 4ª–feira, 19, na cidade de Várzea Alegra, quando não só uma família, como também uma população inteira, incluindo cidades da região festejou o Centenário de nascimento do Cidadão Luiz Otacílio Correia.

Durante o dia, em debates no Rádio, Missa Solene e outros eventos programados, o tema central foi a vida exemplar desse cidadão de escol: dedicado chefe de família, político e empresário, cuja biografia foi marcada por décadas de ações cujos objetivos maiores foram o crescimento da sua pequena, mas amada Várzea Alegre, empenho que ele soube distribuir com todas as cidades da região. Vereador, prefeito e, depois deputado estadual, o “eterno deputado” como era tratado carinhosamente, foi, acima de tudo, um benfeitor.

Após ganhar todo o respeito na Câmara Municipal e na Prefeitura de Várzea Alegre, e ganhou a admiração da Assembleia Legislativa por dois mandatos. Para completar a sua admirável obra, mostrou talento como empresário, criando a Mudanças Confiança, ainda existente sob a direção de familiares, e que referência nacional, projetando o seu nome e da sua amada Várzea Alegre. A biografia de Otacílio Correia deveria ser o “vade mecum” dos homens que aspiram a veneração dos seus concidadãos.

TUDO BEM, MAS… – Merece elogios a boa atuação do deputado Federal José Airton (PT) na Câmara dos deputados, onde nem todos são tão dedicados à resolução de problemas de seus estados. Agora mesmo, ele está participando da Comissão de Aquicultura e Pesca daquela Casa, que projeta promissores projetos para esse setor que, no nosso estado, não tem atingido os resultados de que precisa quem o explora.

SAI DESSA, CAZÃO! – Não há como não admirar, e muito, a ação do ex-craque de futebol Walter Casa Grande, ex-dependente químico, na sua ajuda ao Governo do Ceará no combate magnífico projeto “Ceará sem Drogas”. Mas, se ele se livrou do vício terrível, acontece o mesmo em relação à infeliz ideia de “namorar” a espalhafatosa e insuportável cantora Baby Consuelo, “adaptada” para Baby do Brasil. Sai dessa, Cazão!…

ACERTANDO EM CHEIO – Para a sua vitoriosa viagem à Holanda, onde adiantou a parceria do Pecém com o Porto de Roterdã, e à Alemanha, onde deixou concretizada a administração do Aeroporto Pinto Martins por empresa daquele país, o governador Camilo acertou em cheio, ao convidar para acompanhá-lo o presidente da FIEC, Beto Studart. Se Camilo seguir as orientações dele, estará sempre seguindo o bom caminho.

OUTRO RUMO – Na visão do presidente da CMF, Salmito Filho, o ex-ministro Ciro Gomes está certo em suas críticas às ameaças de aumento de impostos pelo governo federal, que deveria, segundo ele, em vez de sacrificar empresários, produtores rurais e comerciantes, deveria se empenhar em estimular esses setores, único caminho para que o país saia do abismo de desemprego de milhões de trabalhadores em que se acha atolado.

APOIO DECISIVO – Ganha vulto em nível nacional o programa “Ceará sem Drogas”, criado pelo presidente da AL, José Albuquerque, e que já hoje uma referência até internacional nesse campo. Para ter-se ideia da magnitude e importância dessa iniciativa, esta tem hoje o apoio da UNICEF, órgão da União das Nações Unidas para a criança juventude, o que significa que o programa ultrapassará os limites do nosso país.

PODE ATÉ SER ELE – No momento em que nenhum partido, a bem da verdade, possui uma reserva de bons candidatos à presidência da República, o surgimento de um bom nome deve ser encarado com seriedade. É o caso do prefeito de São Paulo, João Dória, Jr, cuja ficha continua integralmente limpa, embora para outros políticos, alguns pré-candidatos ele seja “portador” de um pecado: não ser político. Melhor assim.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img