28.4 C
Fortaleza

Como melhorar a sua memória

Médicos e cientistas do mundo inteiro estudam o que podemos fazer para diminuir o problema de esquecimento como também demências senil construída ao longa da vida. A cura ainda não existe, mas todos estão focalizando para a prevenção. Como a expectativa de vida do homem aumentou, também aumentaram as doenças da “velhice”. Pesquisadores constataram que o Alzheimer aflige, hoje, 35 milhões de pessoas no mundo e já existe um prognóstico que em 2050, se não houver a descoberta da cura e nem comportamentos que possam preveni-la, haverá 115 milhões de afetados.

Para o Dr. David Bennet, pesquisador de destaque na aréa neurólogica do Hospital da Universidade Rush, de Chicago, “é bem mais fácil salvar um neurônio doente do que um neurônio morto”. Por este motivo ele e outros estudiosos têm buscado exaustivamente novas maneiras de identificar, prevenir e adiar o aparecimento de mudanças e sintomas da degeneração dos neurônios associada à idade, antes que se tornem irreversíveis. Não existe ainda um diagnóstico preciso de Alzheimer. Exames como ressonância e Pet Scan podem mostrar a realidade do envelhecimento dos neurônios por causa do fator idade. A doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência e consiste em 60% a 80%. Segundo os cientistas, trata-se da deteriorização e atrofia lenta e progressiva do cérebro. Esquecer a chave, esquecer datas ou coisa parecida não quer dizer que você esteja com esta doença, pode ser cansaço mental ou estresse. Com o volume de informações que estamos acumulando diariamente em nosso “HD de memória”, o armazenamento fica de vez em quando comprometido porque esta cheio. Se até as máquinas tem que ser deletado informações, imagina o ser humano. Por isto temos que, obrigatoriamente, ter momentos de paradas e dias de férias para desopilarmos.

Também não existe um senso comum das causas espécificas desta triste doença. Uns defendem que pode ser hereditária, outro pelo estilo de vida que se leva, pela falta de exercício, falta utilização da mente… Nos últimos 25 anos, desenvolveu-se diversas teorias. Mas há um otimismo em relação a prevenção. Os maiores cientistas da área acham que temos poder sobre o destino de nosso cérebro. Segundo eles podemos reduzir as chances de sofrer do mal de Alzeheimer. Para isso basta comer alimentos saudáveis, ter um grande círculo de amizade, fazer exercícios, exercitar diariamente a mente, tomar vitaminas necessárias, controlar o nível de açúcar no sangue, de gordura, combater a depressão e o estresse.

No mundo de hoje ter estresse é algo inerente ao ser humano. Só se ele viver dentro de uma bolha, mas mesmo assim ficará estressado por causa da ociosidade. Alimentar-se rigorosamente bem também é algo difícil. Mas vamos tentar fazer pequenas ações diárias que podem fazer a diferença para envelhecermos de forma lúcida e saudável.

1 – Cuide de seu coração em duplo sentido. Aquilo que destrói seu coração também destrói sua memória.
2 – Viva, procure fazer sempre o que lhe dá muito prazer.
3 – Tente aprender coisas novas, nunca se ache velho e incapaz. Pois o novo exercita a mente e é prazeroso.
4 – Tenha sempre um sonho ou um objetivo a alcançar. Não morra antes do tempo.
5 – Pratique exercícios para oxigenar o cérebro.
6 – Não fume.
7 – Beba com moderação. Uma taça de vinho para mulheres e 2 para homens diariamente é bom para a memória.
8 – Faça anualmente um chekup como prevenção.
9 – Cuidado com alimentos gordurosos que causa inflamação e morte de células cerebrais, alto colesterol, triglicidios e provoca AVC, derrame e infarto.
10 – A obesidade traz todas as doenças do mundo.
11 – A depressão e o estresse mata. Procure um profissional para ajudá-lo e quanto ao estresse tente mudar sua maneira de viver.

Renan não caiu na real
O primeiro partido diretamente envolvido com a Lava-Jato, o PP, está sendo acionado pelo Ministério Público, por improbidade administrativa a devolver para a União R$ 2,3 bilhões. Imagina-se o que será cobrado dos partidos maiores, como o PT e o PMDB. O senador Renan Calheiros, bastante incomodado com as últimas denúncias, passou a agredir com duras críticas o governo de seu companheiro de partido Michel Temer. Afirma que o presidente prestigia, com cargos, muito mais o PSDB do que o PMDB. Renan ainda não caiu na real que agora não é mais o poderoso presidente do Senado que poderia chantagear o presidente.

Valdetário no cnj
O ex-presidente da OAB, Valdetário Monteiro, disputa a ocupação de uma das vagas da Ordem no Conselho Nacional de Justiça(CNJ). Valdetário, atualmente, é o representante institucional da OAB no plenário do Conselho, onde tem direito a voto, mas não pode participar das votações. Hoje, o Conselho Federal da OAB sabatinará os candidatos e escolherá dois que ocuparão as 2 vagas existentes.

Presidência do tre
Os desembargadores Maria Nailde Pinheiro Nogueira e Haroldo Correia de Oliveira Máximo foram eleitos nesta última quinta-feira, pelo Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE) como futuros presidente e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral. O atual presidente do TRE-CE, desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes, encerra o mandato no próximo dia 11 de junho. Nailde Pinheiro, que já ocupa o cargo de vice na Corte de Justiça Eleitoral, agradeceu o reconhecimento dos demais magistrados, que a elegeram por aclamação. “A minha eleição é fruto do nosso trabalho, meu e do desembargador Abelardo, à frente do TRE, instituição que amo”, afirmou. O desembargador Haroldo Máximo também agradeceu. “Sou extremamente grato aos desembargadores pela confiança em mim depositada. Assumo o compromisso de me dedicar com afinco a essa nova missão”.

Abuso de poder
É realmente um absurdo se a lei do Abuso do Poder, que foi modificada da original, passar no Congresso Nacional. Sua aprovação é uma ameaça ao competente trabalho que o Ministério Público, o Judiciário e a Polícia Federal vem realizando na Lava-Jato.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img