27.1 C
Fortaleza

Meu primeiro jornal

Jovem repórter, na década de 60, trabalhava na Rádio Iracema de Fortaleza, quando fui convidado a participar da equipe de repórteres do tradicional Jornal O Estado, cuja sede, na Praça José de Alencar, funcionava praticamente ao lado da emissora da qual eu fazia parte. Para mim, aquele matutino, além de uma escola de Jornalismo, onde aperfeiçoei conhecimentos sobre a profissão, me deu a oportunidade de conviver com profissionais competentes, sérios, amigos e divertidos.

Homenageio aqui, nesta memória, todos os inúmeros colegas que compunham a redação e a administração, nas figuras saudosas de Odalves Lima e Daniel Carneiro Job, porque foram tantos os profissionais brilhantes que gastaram as teclas das velhas máquinas de escrever no afã de informar bem e respeitar os horários de encerramento da edição diária. O incomparável Odalves, então, foi um maiores jornalistas que o Ceará conheceu.

O tempo correu, fecharam seis dos sete jornais diários existentes na época – Correio do Ceará, Unitário, Tribuna do Ceará, O Nordeste, O Democrata e Diário do Povo. O mundo mudou, as pessoas no batente da imprensa hoje em dia são outras. Todavia, O Estado, desde suas primeiras circulações até hoje, manteve uma linha de respeito ao leitor, de bem informar, criticar quando necessário e elogiar do mesmo modo.

E conta com um quadro de jornalistas de excelente nível, sob a batuta de Ricardo Palhano que manteve a linha de aprimoramento e seriedade, postura de seu pai, o saudoso Venelouis Xavier Pereira, e sua mãe Wanda. O jornal acompanhou a modernização tecnológica sem perder a qualidade. Hoje é um dos melhores do país, sem nenhuma dúvida. Ao me transferir de Fortaleza para Brasília, em 1963, despedi-me de meu trabalho em O Estado, veículo do qual guardo boas recordações e cuja vitoriosa evolução tenho acompanhado daquele tempo até hoje, leitor permanente que sou sempre, mesmo de longe.

Fernando César Mesquita,
jornalista e ex-governador do território de Fernando de Noronha

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Vegetação da Base Aérea de Fortaleza é atingida por incêndio na noite desta terça-feira (13)

O fogo se rapidamente se alastrou em um canteiro próximo ao muro da base. Até o momento não há registro de vítimas.
spot_img