27.1 C
Fortaleza

Um marco de resistência

Em tempos de jornalismo instantâneo, onde cada cidadão se acredita um repórter em potencial, porque armado com um celular com câmera pronta para dar aquele flagrante que poderá lhe render mil “curtidas” no Facebook, um jornal impresso chegar aos 80 anos e com a independência e a credibilidade com que chega o nosso Jornal O Estado, não é para qualquer um.

Outros matutinos não tiveram a resistência de O Estado e hoje sobrevivem timidamente e de maneira quase anônima, em plataformas virtuais, distanciados da pujança que um dia lhes foi peculiar.

Citemos apenas os exemplos dos cariocas “Jornal do Brasil” e “Tribuna da Imprensa”, para reforçar o verdadeiro ato de heroísmo dos que fazem O Estado ser o que é, num cenário sabidamente adverso para a mídia impressa, sendo de se destacar que nosso jornal marca presença com bastante competência também no mundo virtual. É por essas e outras que muito me orgulha fazer parte de 30 desses 80 anos de vida de O ­Estado, seja como repórter que fui, tão logo cheguei de Brasília, recém-formada jornalista, pelo Curso de Comunicação Social, do então Ceub, hoje Uniceub, seja como Colunista da área de Política que sou até hoje (assinando a “Preto no Branco”), deixando aqui minha marca como fizeram Plácido Castelo, Dário Macedo, Frota Neto, Odalves Lima, o poeta Antonio Sales, Rubens Azevêdo, Gilmar de Carvalho, Adísia Sá, Carlos d’Alge, e tantos outros nomes que engrandeceram e engrandecem o jornalismo cearense e nacional. Sou grata ao saudoso Venelouis Xavier Pereira por ter acreditado em minha capacidade, em minha competência.

Os 80 anos do Jornal O Estado não são apenas uma data, mas um marco para o jornalismo cearense, para o Jornalismo militante, para o Jornalismo que resiste, para o Jornalismo independente, para todos nós que um dia sonhamos em fazer da informação um instrumento de transformação da sociedade.
Orgulha-me fazer parte desta família que é O ­Estado.

Julieta Brontée,
jornalista e colunista

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Vegetação da Base Aérea de Fortaleza é atingida por incêndio na noite desta terça-feira (13)

O fogo se rapidamente se alastrou em um canteiro próximo ao muro da base. Até o momento não há registro de vítimas.
spot_img