27.1 C
Fortaleza

Inaugurada a sede do jornal, em 1936, no Centro

A primeira edição do Jornal O Estado circulou em Fortaleza, na tarde de uma quinta-feira, 24 de setembro de 1936. Era um calhamaço com seis cadernos, totalizando 48 páginas em formato broadsheet muito maior que o formato standard de hoje. Estava muito acima do tamanho e da quantidade de páginas dos jornais locais da época. A tiragem, de dois mil exemplares, também era enorme. Em 1936, Fortaleza tinha uma população de 146.852 habitantes, de acordo com estimativa da época.

Bem impresso em uma impressora plana Alauzet-Express, usando, nos títulos, uma tipografia não serifada, limpa e condensada, chegava aos poucos pontos de venda em uma Fortaleza que orbitava em torno da praça do Ferreira, o Marco Zero. O jornal estava sediado a poucos metros da Praça, na rua São Paulo.

— Que tenha vida longa —, murmura José Martins, folheando o primeiro exemplar recém–saído das oficinas, tinta ainda fresca. O barulho das folhas sendo manuseadas com um misto de avidez e delicadeza de um pai que contempla mais um filho infante. Estava em suas mãos algo que havia sido pensado e decidido por um pequeno núcleo duro assentado no pleno poder.
José Martins Rodrigues ocupava à época, 1936, a Secretaria de Negócios da Fazenda e chegou a assumir a chefia do Executivo cearense, incontáveis vezes.

Do grupo fundador faziam parte Plácido Castelo, Edgar de Arruda, Júlio Rodrigues, Raul Barbosa, Alfeu Aboim, sob a liderança de José Martins Rodrigues com o apoio do governador Menezes Pimentel.

A redação no ano de 1964
Em 1964, O Estado estava sob o controle acionário do empresário Sérgio Philomeno, como se constata na edição de 3 de março, quando O Estado, “diário matutino”, tinha, em sua página 2, seguinte expediente: Diretor presidente: Sérgio Philomeno; Diretor Superintendente: Nelson Otoch; Diretor Comercial: Cláudio Philomeno; Diretor de Redação: Themístocles de Castro e Silva; Redator Chefe: Odalves Lima; Gerente: Jerônimo Sampaio do Vale. Em outubro de 1964, o diretor do jornal, para efeito de expediente, era Nelson Otoch; Diretor de Redação: Odalves Lima; Chefe de Reportagem: Rangel Cavalcante; Gerente: Jerônimo Sampaio do Vale. O jornalista Silvio Carlos era o chefe do departamento esportivo do Jornal O Estado. Silvio  Carlos viaja a Recife, onde permaneceu por 20 dias, para fazer a cobertura do Campeonato Brasileiro de Basquetebol.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Vegetação da Base Aérea de Fortaleza é atingida por incêndio na noite desta terça-feira (13)

O fogo se rapidamente se alastrou em um canteiro próximo ao muro da base. Até o momento não há registro de vítimas.
spot_img