26.1 C
Fortaleza

O homem que comprou o jornal

A amizade com o Venelouis começou quando ele foi lá na cooperativa. Na época, ele era delegado. Dali, passou a ser meu cliente e amigo a ponto de quase todo dia ele comparecer para tomar um café e conversar comigo lá. Ele e a Vanda frequentavam a nossa casa no sítio no Eusébio. Dona Vanda também era uma mulher muito extrovertida, bonita, muito elegante. Eu me sinto à vontade de falar deles, porque realmente havia afinidade. Normalmente, chegavam no domingo pela manhã e ficavam o dia todo.

Até que um dia, Venelouis me chamou para ver a situação do O ­Estado, quando ainda era na rua 24 de Maio. Os donos estavam querendo vender, mas ele não tinha condições de adquirir sozinho. Então, eu fui com ele. Relutaram em fazer negócio com ele, porém disseram que aceitavam fazer comigo. Na mesma ocasião, eu fechei o negócio. Eles preparam as letras e entregaram.

Veja o primeiro jornal que eu apareço como diretor presidente, foi exatamente a época que houve a aquisição do jornal. A compra foi em dezembro de 1965 e ele assume em janeiro do ano seguinte. Foi nesse momento que eu intensifiquei a minha amizade, porque ele viu que eu confiava nele. Venelouis botou meu nome como presidente em forma de agradecimento. Quando a gente estava nas rodas, ele fazia questão de dizer abertamente que só tinha o jornal por minha causa. Não precisava fazer isso, mas ele fazia por reconhecimento.

Nós tínhamos afinidade mesmo. Ele na sua maneira de ser e eu na minha, mas respeitávamos os estilos diferentes de cada um. Nos dávamos muito bem. Venelouis com a sua ideologia jornalística e com sua capacidade de fazer jornal facilmente tocou o negócio. Eu nunca tive a menor despesa, o menor constrangimento, nem a menor que seja intervenção no que concerne a dinheiro no jornal O Estado. Nunca teve troca de documentos, eu assumi o risco e nunca me decepcionei. Faria tudo de novo se ele fosse vivo.

José Oto Santana,
empresário, ex-banqueiro. Foi ele quem comprou o Jornal O Estado em nome de Venelouis Xavier Pereira

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Vegetação da Base Aérea de Fortaleza é atingida por incêndio na noite desta terça-feira (13)

O fogo se rapidamente se alastrou em um canteiro próximo ao muro da base. Até o momento não há registro de vítimas.
spot_img