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Vagas facilitadas

Procurar vaga em estacionamento de grandes centros comerciais pode se transformar em um exercício de paciência ou mesmo de estresse. Isso sem contar quando dois carros chegam ou veem, ao mesmo tempo, o espaço disponível e alguém tem que ceder. Ultimamente, os shoppings mais organizados criaram uma solução com fotossensores muito prática, embora pareça uma instalação improvisada. Luzes verdes e vermelhas indicam quantas são e onde estão as vagas em cada andar. O ganho de tempo é indiscutível.
Mas, a busca de vagas nas ruas ou em garagens pode ser ainda mais difícil. Na Alemanha, por exemplo, os motoristas rodam em média 4,5 quilômetros para conseguir estacionar, além de gastar combustível, tempo precioso e aumento de poluição. A Bosch desenvolveu um sistema que pretende implantar, inicialmente, em suas próprias garagens e poderá no futuro ser aplicado em ruas ou estacionamentos cobertos e descobertos.
Os sensores de ocupação não utilizam luzes e podem ser fixados no solo ao ar livre, sem utilizar fios. Têm diâmetro pouco maior que um CD e apenas três cm de altura. Resistem às temperaturas extremas e até a passagem de caminhões sobre eles. A bateria dura sete anos e cada sensor rastreia as vagas disponíveis em intervalos regulares. Inclui um roteador similar ao de internet e recebe informações codificadas sobre os espaços livres e ocupados por meio de mapas de estacionamento criados em tempo real. Um recurso integrado sem se limitar apenas àquela vaga específica.
Mais interessante é o acesso, via aplicativo, para telefones inteligentes. Basta digitar o endereço em que o motorista deseja parar e na tela aparecem as opções mais próximas, inclusive de espaço para deficiente físico, além do preço da hora. Em seguida, o navegador GPS indica o caminho. Depois de feita a “reserva” via web, aquela informação é apagada do sistema para evitar que duas pessoas queiram ocupar a mesma vaga. O aplicativo prevê possibilidade de pagamento por meio de cartão de crédito ou de débito.
O sistema também facilita a vida de manobristas, pois oferece visualização de quais vagas foram ocupadas por quantos veículos e quando. Em horários de pico ajudam a direcionar os motoristas para espaços de frequência de ocupação menor e armazena até informações sobre eventos importantes em datas passadas quando se torna ainda mais difícil conseguir parar.
Um projeto piloto, em Stuttgart, mapeia os pontos de parada para automóveis ao ar livre e gratuitos em torno de duas linhas de bonde municipais importantes para baldeações. Atualizado minuto a minuto, os sensores de ocupação podem estimular os motoristas a utilizar mais os meios públicos de transporte pois diminuem o tempo de procura por vagas.
No futuro, a tecnologia vai superar os edifícios-garagem automatizados de hoje. O motorista se limitará, por meio de um comando via telefone, a liberar a procura de uma vaga e o carro estacionará por conta própria. Também retornará para seu proprietário de forma inversa. Essa será, possivelmente, a primeira aplicação prática de direção autônoma por se tratar de local fechado e velocidade bem baixa.

Decisão reafirmada pela FCA: não haverá versão Fiat de nenhum produto Jeep, embora tenha acontecido com a dupla Dodge Journey/Fiat Freemont. Descartado também o possível SUV Fiat derivado da picape Toro, como ocorre com Chevrolet Trailblazer ou Toyota SW4. Informalmente, a empresa alega que o custo de um SUV médio é alto e já existe o Jeep Compass.

Sexta geração do Chevrolet Camaro deu belo salto em desempenho, estilo e interior todo reformulado. Começam vendas da edição especial Fifty (comemora 50 anos do modelo) por R$ 297.000. Apenas 100 unidades virão para o Brasil, mas a partir de janeiro cupê e conversível estarão disponíveis. Motor V-8 de 461 cv/62,9 kgfm; 0 a 100 km/h, 4,2 s; máxima, 290 km/h.

Nissan Kicks no dia a dia se destaca pela boa suspensão, direção precisa e um quadro de instrumentos moderno e de fácil visualização. Na versão de topo, quatro câmeras permitem manobrar com facilidade e segurança. Apesar de sua massa ser relativamente baixa (1.142 kg), falta algum fôlego ao carro pela combinação de motor de apenas 1,6 L e câmbio CVT.

Motores de 6 cilindros em linha são equilibrados por natureza, porém apenas a BMW continua fiel a eles. Com o avanço recente da modularidade de cilindros e desenho mais compacto (pode até ser colocado transversalmente) outros fabricantes estão readotando essa configuração. Mercedes-Benz já aderiu e a próxima será a Jaguar. Devem vir outros por aí.

Fabricante americano de carros elétricos Tesla anunciou seu primeiro lucro líquido trimestral (simbólicos US$ 21,9 milhões) depois de 13 trimestres seguidos de prejuízo. Isso está longe de equilibrar as contas da empresa do bilionário Elon Musk. Lucro anunciado, aliás, se deve à compra de créditos fiscais para veículos de emissão zero do estado da Califórnia.

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