27.1 C
Fortaleza

Viajar pelos nossos vizinhos

Viajar é sempre maravilhoso desde que seja com boas companhias. Conhecer um lugar novo, com culturas diferentes nos faz muito feliz e nos enriquece.  Bogotá nos surpreendeu mesmo sendo 37º no ranking do PIB mundial e o Brasil estando no 9º. Um país bem mais pobre que o nosso,  um dos principais produtores de cocaína do mundo comprova que não é por causa da economia, e nem por causa da droga que a violência domina o País. As ruas são tranquilas. Ficamos hospedadas no bairro Rosa, onde estão os melhores shoppings, restaurantes e hotéis. A qualquer hora do dia e da noite podíamos andar pelas ruas sem nenhum perigo. Mendigos ou pedintes quase não vimos. O povo é simpático e hospitaleiro. Os bares e restaurantes, na maioria, tem decorações bem originais, como é o caso do café  Andréas Carne, cinco andares com peças de antiquários , semelhante ao Rio Cenário, no Rio de Janeiro. Ir a Catedral do Sal também é bastante interessante e linda. Ela era uma mina que foi transformada em um santuário católico,  que em suas passagens subterrâneas existem representações do Via Crucis de Jesus Cristo.

O que nos chamou atenção é que não existem pessoas gordas e poucas farmácias também. Mas sex shopping tem inúmeros, acho que o boliviano pratica sexo com muita imaginação e sem rotina, pode ser este o motivo da magreza e da felicidade. Segundo um amigo meu, as mulheres são bastante quentes, não é só fama, como as brasileiras.

Fomos também a Cartagena, um pouco de decepção, porque haviam nos informado que era belíssima, e aí fui esperando muito mais. É bonita, mas não é como as ruas das pequenas cidades europeias. Ficamos na cidade Amuralhada, fundada em 1533 pelos espanhóis, hoje tombada como patrimônio da humanidade pela Unesco. Na parte amuralhada é onde tudo acontece, fora dela não tem a mínima graça. Gostei muito da alegria das pessoas, da receptividade e dos bares e restaurantes. Come-se muito bem, por um preço baixo, lagosta, camarão e todo tipo de marisco, prato típico da cidade. O coco está  em tudo, no arroz, na bebida alcoolica e em sucos misturados com outras frutas.  A música é contagiante, sempre há um grupo cantando nas ruelas altas horas da noite, e bailar vendo a lua é maravilhoso. O clima é bastante quente e tem hotéis para todos os gostos, antigas  casas que foram transformadas. É super seguro, pouquíssimos carros trafegam por lá, na maioria taxi, todos andam a pé. As belas esculturas de Botero tem em várias praças.
Vale a pena ir a Bogotá e Cartagena.

Danilo na relatoria
O deputado Danilo Forte (PSB-CE) foi designado, nesta última quarta-feira,  pelo presidente da Comissão de Constituição e Justiça, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que pretende instituir um novo regime fiscal. A proposta foi apresentada pelo governo do presidente Michel Temer, no último dia 15. A PEC altera os artigos 101 a 105 das “disposições transitórias” da Constituição. Danilo Forte analisará a admissibilidade da iniciativa.

Vila do Samba
Vila do Samba está comemorando três anos de existência com uma grande novidade. A partir deste sábado (02), a diversão terá início às 15h, com uma nova atração: Salve Simpatia! A banda, com quatro vozes de diferentes estilos musicais, foi inspirada na frase imortalizada de Jorge Ben Jor e criada, especialmente, para o Vila do Samba. Davi, Joel, Fabinho e Pedro trarão ao público uma animação única para seus sábados a tarde e um repertório que será uma caixinha de surpresas, podendo ir de Beto Barbosa ao Rappa, passando por samba e funk. A noite será encerrada com a Banda São 2, já queridinha do público. O Vila do Samba fica na rua Delmito Gouveia 420, Varjota.

Dilma e o fgts
Em conversa com o ministro Ubiratan Aguiar, que já esteve a frente da presidência do Tribunal de Contas da União, ele comentou que o governo de Dilma fez um absurdo que poucos sabem: utilizava o FGTS do trabalhador. A investigação sobre o tema já está na Procuradoria.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img