26.1 C
Fortaleza

Se vivêssemos na Suíça…

Quando estabelecemos paralelos entre o Brasil e países avançados, onde se pratica a verdadeira democracia, dizem que ou o fazemos por inveja, ou por despeito. Preferimos  ser tachados de invejosos, no bom sentido, do que despeitados, o que só revelaria complexo de inferioridade. A verdade, diz o senador Cristóvam Buarque (PPS), é que, seja nas escolas ou nos lares, “seria de bom alvitre colocar as crianças e adolescentes a par do que ocorre nesses privilegiados países. “Assim, diz ele, os adolescentes, desde cedo saberiam que quase tudo o que ocorre na política e na gestão do Brasil, precisa mudar. E muito”.

Em um programa de TV, de um canal do Sudeste, uma senhora deixou de ganhar R$ 20 mil por não saber qual a opção certa na questão “Qual o país onde os deputados e ministros de estado comparecem aos seus locais de trabalho usando bicicletas? (a) Brasil; (b) Paraguai; c) Suíça. A ingênua e mal informada senhora optou pela opção B, Paraguai… O Paraguai é um país pobre, mas os parlamentares de lá só usam carrões, produtos do tráfico e do contrabando. No Brasil, não ocorre o mesmo, mas os gestores e os legisladores is estão “proibidos”, com raras exceções, de exibir pobreza.
Com injustificável exibicionismo, logo depois da posse de novos prefeitos e vereadores, às vezes pobres na forma da lei, um ou dois anos depois, quem não desfilar em “máquinas” de luxo do ano, será classificado como “mão fechada”, ou “pé rapado”… Na Suíça, legisladores se deslocam em bicicletas, com módicos vencimentos, e sem nenhuma verba desempenho parlamentar, auxílio moradia, auxílio-transporte, nem apartamentos de luxo. Não admira ser aquele pequeno país dono de um dos mais altos IDH do Mundo. Então, não é preciso perguntar por que o Brasil, o “país do futuro” chegou à lastimável situação em que se encontra.

Barulho – A maneira como lideranças e representantes de bairros e da periferia de  Fortaleza cobram os seus direitos continua muito equivocada. Conforme lembra o vereador Adail Júnior, do PDT, essas lideranças, quase sempre ausentes de debates promovidos em audiências públicas sobre temas do seu interesse, preferem promover muito barulho nos dias de votação de matérias direcionadas às suas comunidades.

Hora errada   –  Na AL, a deputada Silvana (PMDB) abordou, com razão, tema que vem sendo motivo de comentários no Brasil e no exterior. Trata-se da prática de manifestações políticas inconvenientes, que vêm sendo registradas por ocasião de importantes disputas dos Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro. A verdade é que, tais demonstrações de mau gosto podem ser admitidas por um mínimo de brasileiros e quase nenhum estrangeiro.

Elogiável – Num país onde as verdadeiras demonstrações de apreço pela infância são rarefeitas, merecem aplausos 17 municípios do Estado terem sido destacados com certificação pela execução de práticas exitosas de políticas para a primeira infância. Por terem, também, dado grandes contribuições nesse campo, foram também medalhadas a Assembléia Legislativa, Unicef, Adece, Aprece e Banco do Nordeste.

Empenho – Graças ao empenho do presidente da Faec, Flávio Saboya, o Estado do Ceará torna-se, hoje, o maior comprador de produtos da Agricultura Familiar. Desse modo, mais de cinco mil famílias de agricultores do nosso estado, apesar das secas que assolam o Ceará, permanecem produzindo, com o que conseguem viver com dignidade e vida melhor como exige a cidadania.  É mais um setor dignificado trabalho do Agropacto.

“Golpe” e golpe –.Diante da lenga-lenga e da interminável “ladainha” dos petistas e aliados, deputados federais, como Adail Carneiro (PP-CE), afirmam que essa turma ainda não se conscientizou de uma verdade difícil de ser refutada: o maior golpe já aplicado nos brasileiros, nas últimas décadas, veio do ex-presidente Lula, que empurrou “goela abaixo” da Nação, a senhora Dilma Rousseff, com toda a sua insanável incompetência.

Falsa defesa – Em Brasília, o senador Tasso Jereissati (PSDB), hoje um dos membros mais respeitados do Senado Federal, referindo-se à maneira como o PT se defende e defende Dilma, é malvada e egoísta, já que, nesses atos defensivos, esse partido coloca os seus interesses acima dos interesses da Nação. Tem mais: o PT não votou contra o impeachment, mas contra o relatório do senador Anastasia, por ser ele do PSDB.

Menos gastos – Segundo informam à Nação a Casa Civil do Planalto e a Secretaria-Geral da Presidência, depois de aprovada a matéria relacionada com a questão da redução de gastos pelos governos estaduais, o presidente Temer remeterá ao Congresso nova PEC, dessa vez, estabelecendo também os limites para os gastos federais. Segundo eles garantem, são passos decisivos para um efetivo do equilíbrio da economia nacional.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img