23.1 C
Fortaleza

Um poder ameaçado

O temor pelos males vividos por uma nação, quando se espalha em seus próprios limites, já é preocupante. Mas, quando esse clima é notado e trazido a público além desses limites, é hora de se repensar o modelo político dessa nação. Semana passada, o jornal “Le Courrier”, de Berna-Suíça, chamava à atenção para uma realidade que precisa ser mais atentamente observada por quem ainda não sentiu: no Brasil, é tal a instabilidade política, que até mesmo um dos poderes constituídos, o Judiciário, está na mira dos governistas mais radicais. Não exagera aquele diário suíço, quando sabemos em condições têm se achado os membros do STF, STJ, TSE e PGR. De contrapeso, a Polícia Federal.

O jornal recorda que, há poucos meses, o respeitado ministro Joaquim Barbosa, do STF, relator dos escândalos do “mensalão”, viu-se obrigado a aposentar-se prematuramente, sob pressão irresistível de políticos ligados aos réus condenados, ligados, ao Governo Federal. Agora, estamos assistindo, quase que passivamente, à força-tarefa do Governo, apoiada por “sanguessugas” da UNE, CUT, MST e outros, “partir para cima” do juiz federal Sérgio Moro, que comanda a “Lava Jato”, e dos procuradores Rodrigo Janot, chefe da PGR, e Dalton Delagnol, coordenador da força-tarefa da referida operação, que causa pesadelos aos governantes e seus apoiadores.

Mas, para o senador Agripino (DEM=RN), a figura que mais merece ter sua segurança redobrada é o juiz Moro, hoje alvo do ódio de petistas-dilmistas-lulistas, cujo objetivo maior é satanizá-lo. É uma vergonha um país onde um juiz tem de ser protegido porque cumpre o seu papel, ou seja, luta para desmantelar esquemas criminosos.

O verdadeiro futuro Em uma época em que certos governantes se acham acima do céu e da terra, o papa Francisco dá o “xeque-mate” neles: “O futuro da humanidade não está unicamente nas mãos de grandes dirigentes ou das grandes potências: as elites. Está nas mãos dos Povos”.

Do ex-deputado… “Políticos choram a crise, com o país, estados e municípios quebrados, ingovernáveis. Mas, uma dúzia deles já se acotovela pela Prefeitura de Fortaleza. Por enquanto…”

Para o vereador… Pedro Matos (PSDB) “é responsabilidade de todos uma busca urgente de saídas urgentes para a violência que chega a ameaçar o fechamento de escolas estaduais e municipais”.

Primeiros sinais… ânsia do povo para mudar. Ontem, na Av. Washington Soares, uma enorme faixa propunha: “Tasso presidente. Se concordar buzine”. Apelo, de pronto, atendido pelos guiadores.

Uma vergonha… a atitude do inconveniente advogado Rondó Filho, que se aproveitando de “descuidos” no Itamaraty, enviou mensagens a dezenas de países, denunciando tentativa de golpe no Brasil.

A propósito… o senador Tasso vai requerer, à Comissão de Relações Exteriores, convite ao ministro Mauro Vieira, para explicações sobre, a ação desastrada desse “aloprado” da nossa diplomacia.
Rejeições Ontem, em Aracati, o ministro André Figueiredo coordenou o Encontro Regional do PDT, com pré-candidatos a prefeito. Mas não consegue convencer os anti-Dilma e anti-PT.

Se o MPE atender… à Associação dos Profissionais da Segurança Pública, não haverá o jogo Ceará x Fortaleza, domingo. Para a APS, não há estrutura para trabalhar numa cidade sem lei.

Afirmam os… o ficiantes, que não há como impedir que Fortaleza, a cada jogo desses seja sufocada por agitações com carros apedrejados, ônibus queimados, armas e riscos para milhares de vidas.

Há desespero… entre aliados de Dilma. Ao “O Globo”, a senadora Grazziottin (PCdoB), reconheceu: “O governo já perdeu na comissão especial do “impeachment”; a esperança agora, é o Plenário”.

Comenta-se em… em Brasília: a maioria dos deputados da comissão Especial, só pensa em aprovar o “impeachment”, para se ver livre de um governo que não protege sequer os seus apoiadores.

“O maior castigo é ser governado por alguém pior do que nós, quando nos negamos a querer governar”. Platão (384-322-A.C) filósofo de Estágira, fundador da Academia de Atenas.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img