23.1 C
Fortaleza

Protejamos a “Lava Jato”

Em entrevista à BBC-Brasil, de Londres, o promotor Antonio Di Pietro, executor dos processos da “Operação Mãos Limpes”, que nos anos 90, devastou esquemas poderosos criminosos que envolviam empresários e políticos italianos, falou a respeito da “Operação Lava-Jato” e dos que a executam. “Espero que os magistrados não sejam impedidos de fazer o seu trabalho no Brasil, como aconteceu na Itália”, adverte o temido homem da lei.

Segundo Di Pietro, os nossos juízes e promotores devem estar sempre prontos para tudo. “Fui acusado de prisões ilegais, de provocar suicídios, de destruir partidos, de atividades ilegais, e até de ser agente secreto da CIA”. Alguns outros pontos foram destacados pelo ex-promotor. Segundo ele, quem mais trabalhou para desacreditar e neutralizar as ações da Justiça, foi “um parlamento composto, em sua maioria, por indivíduos ligados a pessoas corruptas, e que terminou criando novas promulgando novas leis, que desclassificaram muitos crimes”. Aqui, como lá, juízes serão acusados de politização de suas atividades, quando os objetivos, em ambos os casos, é que as ações sejam todas judiciárias. “A Justiça – diz Di Pietro – não tem culpa se as classes política e empresarial se envolvem, em grande parte em atividades criminosas”.

Diante dessas orientações e sinais de alerta por quem tanto lutou para combater a corrupção que levava ao naufrágio político, econômico e moral da Itália, torna-se imperativo que a sociedade brasileira não deixe “esfriar” uma operação que pode ser a última esperança para devolver à normalidade política, econômica e ética do País, e com destaque o Juiz Moro, o mais visado, por ser o seu condutor.

Prestígio Por ocasião do encontro regional do PDT, em Baturité, com excelente participação de mais de 2 mil pessoas, a “estrela” mesmo foi o presidente da AL, José Albuquerque, mesmo com a presença do ministro das Comunicações, André Figueiredo, presidente estadual da sigla.

Alertando Segundo Figueiredo, é irreversível a saída do PMDB do governo Dilma. Ele acrescenta que esse partido quer Temer na presidência, mas tendo o deputado Eduardo Cunha, como vice.

Sucesso Para o coordenador de Parcerias Público Privadas, Alexandre Pereira, o Hospital Nossa Senhora da Conceição será um grande êxito da participação de empresas em obras públicas.

Veja bem O PT estadual e o governador Camilo não abrem mão do apoio ao prefeito RC. O PT local Só pensa em nome próprio. “Abacaxi” para o PT nacional, que não quer perder Camilo.

Até por que… conforme lembram amigos e apoiadores de Camilo Santana, ele tem o perfil de político decente que, se resolver trocar de sigla, terá um leque de partidos dispostos a acolhê-lo.

Que plano? “Consolador oficial” da presidente Dilma, o deputado José Guimarães, líder do Governo, jura que a economia será recuperada, “logo que seja aplicado plano em fase final de montagem”…
Mais “impeachment” O ex-presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro, participou da representação da OAB nacional que entregou na Câmara Federal o novo pedido de “impeachment” da presidente Dilma.

Puro masoquismo… dos bancários esquerdistas do Ceará: a categoria, mesmo com seus salários defasados, lança manifesto contra medida legal, o “impeachment”, que chamam de “golpe”.

Sei não… Na ânsia de qualquer tipo de ajuda para se salvar, a presidente Dilma apega-se ao ex-ministro Ciro Gomes. Pode não ser muito eficiente no momento, ante os exageros do sobralense.

Pressão I Ante a pré-falência de milhares de prefeituras, a Frente Nacional de Prefeitos propõe à presidente Dilma reunião urgente de governadores e prefeitos para “superação da crise política”.

Pressão II A Confederação Nacional de Municípios quer, se possível, todos os prefeitos do País, na XIX “Marcha sobre Brasília”. Sem ajuda imediata, falimos quase todos, adverte a CNM.

“Ser grande é amar os pequenos. Ser pequeno é odiar os grandes”. Santa Tereza d’Ávila (1515-1582) religiosa carmelita, e doutora da Igreja Católica.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img