23.1 C
Fortaleza

Um novo “Decálogo”

Está lá no livro do “Êxodo”, do Antigo Testamento judaico, que o profeta Moisés, a quem Deus confiou a missão de salvar os israelitas da escravidão no Egito, deixou-os por algum tempo em meio à fuga para a terra prometida, para conversar com o Senhor. Dele, recebeu duas tábuas, em que Ele escrevera 10 mandamentos a serem seguidos para a salvação da alma de um povo que se corrompera em sua ausência. Hoje, qualquer catecúmeno de primeira eucaristia sabe de cor esses 10 mandamentos, ou decálogo. Algo similar está sendo vivenciado por dezenas de milhões de brasileiros. No nosso caso, não foi uma população que se corrompeu, mas sim, aqueles que foram eleitos para defendê-la, mas que, em conluio com maus empresários colocaram toda uma nação sob sérios riscos de um caos insolúvel. Diante disso, o Ministério Público Federal, depois de conseguir mais de dois milhões de assinaturas em todo o País, entregou, ontem, ao Congresso Nacional, um documento histórico, a ser transformado em lei de iniciativa popular, para ser debatido e, é claro, aprovado pelo Poder Legislativo. Sua única diferença para o “decálogo” bíblico, é que este foi escrito pelo Senhor, e o novo Decálogo, “Dez Medidas de Contra a Corrupção”, foi feito a centenas de mãos, depois de meses de debates em todo o País, e sob a coordenação do MPF. O resumo dessas propostas é de grande objetividade, e de extrema simplicidade, e deveria ser distribuído a todos os brasileiros que dizem amar a Pátria. Assim como as leis mosaicas, se respeitadas, dão a vida eterna, a aplicação das medidas em questão fará do Brasil um país liberto das misérias do lamaçal como este em que hoje estamos mergulhados.

Transfiguração Para o deputado Roberto Mesquita (PSD), o ex-presidente Lula “é o mais emblemático exemplo de “transfiguração” política”. Após ter tido um dos melhores governos da República, ele terminou se transformando em “prisioneiro de mentiras que o tornam indefensável”.

Ao embarcar…
”no desembarque” do PMDB o senador Eunício, líder no Senado, “nem contou pipocas”: “Os cargos por mim indicados, o deputado Guimarães pode assumir todos os
que quiser”.
Pelo menos…
dois aliados de peso da presidente Dilma – o governador Camilo Santana, e o ministro das Comunicações, André Figueiredo, não estarão no “ôba-ôba” de Lula, sábado.
Harmonia Na visão do deputado Genecias Noronha, líder do SD na Câmara, “a hora exige o máximo de harmonia entre o Legislativo e o STF, poderes capazes de impedir o caos nacional”.
Seja quais forem…
os rumo a da futura campanha do prefeito RC na tentativa de reeleição, um ponto é pacífico: a coordenação de deverá ser entregue ao presidente Salmito Filho, da CMFor.
Amanhã (31)…
e sexta 1º de abril o presidente da AL, José Albuquerque, estará em Acaraú e Crateús, para a retomada da mobilização estadual pelo programa “Ceará sem Drogas, a luta de todos nós”.
Reforma urgente
Na visão do deputado Renato Roseno (Psol), “é tão grave a situação em que se acha o País, que a única saída seria a realização urgente de ume reforma política geral e profunda”.
Foram muitos… na AL, os apoios à saída do PMDB do Governo. Para o deputado Leonardo Oliveira, “neste momento histórico, o partido sai de um governo que não tem mais nada a oferecer ao povo”.
Disse mais Oliveira…
que “chamam o PMDB de “golpista” devido a um pedido de “impeachment”, mas Lula pediu “impeachment” 14 vezes para FHC, e não assinou a Constituição de 88, mas não é golpista…”
Segundo o…
presidente da OAB nacional, Cláudio Lamechia, “o novo pedido de “impeachment” de Dilma, é a vontade da esmagadora maioria dos mais de um milhão dos advogados do País”.
Campanha cerrada A partir de sexta-feira, 1º, o TSE inicia uma ampla campanha, em nível nacional, com todas as orientações sobre as regras para as eleições de outubro. Que serão bastante severas.

“A falta de ética inundou o ambiente político e o País já deu provas de que não vai mais suportar absurdos dessa natureza”. Trecho do Manifesto da Facic, CDL, ACC, FCDL, e Fiec, sobre o momento vivido pelo País.

 

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img