23.1 C
Fortaleza

Um país ameaçado

O jornal “New York Times” – EUA expôs, em reportagem, o drama vivido pelo Brasil, hoje um país à beira de uma grande derrocada moral e econômica. Na verdade, quase tudo o que já sabemos. Destaque-se, entretanto, a conclusão do NYT, de que o escândalo da Petrobras aliado à crise econômica, “devastou as ambições globais do Brasil”. Mas, o que mais perturba nessa dramática situação é que, das saídas para nos livrarmos dela, a mais serena seria a renúncia da presidente Dilma, devolvendo a paz ao País. No mais, quase tudo o que tem sido proposto, só poderá agitar mais ainda o nosso clima político.

O “impeachment”, mesmo legal, será sempre traumático, exceto aquele que derrubou o presidente Collor. À população e aos políticos, têm sido apresentadas variadas “soluções”: Dilma e Temer cassados pelo TSE; renúncia da Presidente e do vice, o que levaria a novas eleições, assumindo o presidente da Câmara; “impeachment” de Temer, mas só por ilegalidades quando na presidência; Temer assume e renuncia diante de pressões, substituindo-o presidente da Câmara, até a convocação de novas eleições; afastamento ou não de Dilma e Temer, via consulta popular defendida por alguns deputados e senadores.

No caso, seria o “referendo revogatório”, adotado nos EUA, Alemanha e outros países, e que é diferente do “impeachment”. Em vez de crimes políticos ou de responsabilidade, presidentes podem ser afastados por ineficiência ou incompetência, e por desaprovação popular, ficando a decisão com a maioria da população. Por que não tentá-lo?

Decisão do povo Afirmação do deputado Genecias Noronha, presidente regional do SD, “Nós vamos respeitar o ex-ministro Eduardo Cardozo, na sua defesa da presidente Dilma, mas a decisão sobre o “impeachment” está tomada, e o povo vai cobrar dos seus deputados em todo o País”.

Descrença O deputado Danilo Forte (PSB), afirma que “é grande e justificada” a descrença da população em relação aos políticos, “que precisam indicar os caminhos certos para essa gente”.

No limite… está a paciência de prefeitos e lideranças, diante da confusão gerada pela troca indiscriminada de partidos por deputados federais e estaduais, dizia um deles, na AL.

Referência Ontem, na AL, foi realizada sessão solene em justa homenageou aos 65 anos de fundação do Colégio Christus, referência nacional de modernidade e eficiência no ensino.

Temor Muitas lideranças envolvidas com a campanha eleitoral de Sobral mostram-se temerosas ante a “batalha campal” em que poderá ser transformada a sucessão do prefeito Veveu.

Para ter… um herdeiro político, o presidente da AL, José Albuquerque, prepara e orienta o seu filho, Antonio Albuquerque, prefeito de Massapê, agora vice-presidente do PP-CE.
Exemplo… a ser imitado, é o do promotor do Juizado Especial Criminal Sérgio Castilho, São Paulo – SP, que defende um plebiscito propondo a extinção das tais “torcidas organizadas”.

Na Câmara… dos Deputados, em pleno “fuzuê” do “impeachment”, haverá, quinta-feira tentativa de discutir meios de combater o Aedes aegypti, que é tão destrutivo quanto a corrupção.

Arrasa-quarteirão Para o jornalista Reinaldo Azevedo, do “O Globo”, Lula “deu o golpe em Dilma, fazendo dela um fantoche, já manda no Governo, e comanda a “distribuição” de cargos”.

Ainda sobre…as “estripulias” do ex-presidente, Azevedo diz que ele marcou dia e a hora de assumir a Casa Civil, mas sem combinar com o STF, que insultou, tachando-o de “acovardado”…

O Governo… ainda pensou em reduzir o preço da gasolina, mas ouviu, na Petrobras, que são esses preços mais altos em relação a outros países que alimentam a caixa da empresa…

“O Brasil vive atualmente um regime de cleptodemocracia”. Ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img