23.1 C
Fortaleza

Predadores do poder

Os recentes episódios, fruto dos desdobramentos das ações ligadas ao processo de “impeachment” contra a presidente Dilma Rousseff, entre outras verdades, revela que a selva política é habitada por partidos que são espécimes incrivelmente similares aos que habitam as demais florestas. Alguns são poderosos, altivos e independentes, como os leões e os tigres. Por outro lado, há outros que mais se assemelham a chacais e hienas. Esses dois tipos de canídeos e carnívoros das selvas da África e da Ásia, mesmo sendo caçadores, têm costumes alimentares diferentes dos animais da mesma espécie. O chacal, mesmo predador, não dispensa sobras de animais caçados por leões e tigres.

Já a hiena, ganhou a péssima fama de fazer de carcaças a sua dieta preferida. O desembarque do PMDB da base política do Governo mostrou que, embora alguns dos nossos partidos podem até se comportar como leões e tigres, mas há entre eles chacais e hienas, notadamente essas últimas. Poucas vezes na nossa História, há registro de cena mais constrangedora do que se ver partidos, antes apenas coadjuvantes, atirando-se sobre ministérios, secretarias, diretorias de bancos e de estatais, e outros cargos rejeitados pelo PMDB. Como os citados canídeos, esses partidos nem parecem interessados em saber se essa “herança” poderá trazer benefícios reais para o seu crescimento e para melhorar a vida dos seus filiados e do País. O importante mesmo é que todos possam se locupletar enchendo a pança, para não deixar passar a oportunidade de se dar bem.

Apoio O presidente da Fiec, Beto Studart, garante apoio ao TJCE, sobre a inclusão de egressos das penitenciárias, numa política de “em vez de prender, soltar com responsabilidade”.

Quer, mas não pode Vitor Valim vai jogar a toalha no ringue. Quer ser candidato a prefeito de Fortaleza, mas não pode. Miguel Dias, ex-sogro, segura a sua pretensão com unhas e dentes para não se desgastar com o Paço Municipal.

Sem TV O deputado do PMDB conseguiu o aval do senador Eunicio para entrar na disputa, mas esbarrou numa crucial decisão: se for, perderá o seu programa na TV Cidade.

Fazendo o que sabe Domingos Filho continua fazendo o que sabe: tratar de política. Foi ele quem articulou as manobras para robustecer o filho. O deputado Domingos Neto está cacifado para sentar à mesa das negociações.

Ameaça Não muito longe da AL, conspira-se para estancar a caminhada do deputado José Albuquerque a um terceiro mandato na presidência do Legislativo. Os entendimentos estão bem adiantados.

Comandante Na construção da nova base do Governo, o ex-governador Cid Gomes comandou as negociações das frentes aliadas. Nada se fez sem a sua participação. E foram tantas as adesões, que se deu ao luxo de rejeitar oferecimentos.

Impasse Para o deputado Carlos Matos (PSDB), “o País está diante de um impasse porque o Governo perdeu a capacidade de governar, e não há vislumbre de ponto de vista otimista”.

Diante disso… afirma o parlamentar tucano: “em momentos assim, seria um grande gesto de grandeza a presidente Dilma Rousseff renunciar, para que sejam convocadas novas eleições”.

Hoje, na AL…ocorrerá o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Ensino Superior no Planalto da Ibiapaba. Vejamos quantos deputados federais e estaduais comparecerão.

Lula, o “pacifista”…dá uma de Jararaca, diante do momento político, ao ameaçar de “qualquer coisa, chamar o exército do MST” para reforçar a luta em pela democracia e contra o “golpe”…

Ante a ameaça…do dirigente da Contag no Planalto, Dilma disse “não apoiar” a violência. Se não apoiasse, ela não teria participado de grupo terrorista que matava, roubava e seqüestrava.

“O remédio para um governo que a gente não gosta, ou governo realmente ruim, não é intervenção. É forçar para que mude de rumo, ou mudá-lo no tempo legal.”. Ex-ministro Ciro Gomes.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img