23.1 C
Fortaleza

Um coração nosso

A medicina cardiológica passará a contar com o primeiro coração artificial brasileiro, construído com tecnologia cearense. Foi o que destacou em seu pronunciamento, ontem, na tribuna da Assembleia Legislativa, o deputado Carlos Matos (PSDB). “Esse grande triunfo – enfatizou ele – tornou-se possível graças ao investimento do empresário Beto Studart, presidente da Fiec”.

A apresentação do equipamento foi feita na Universidade de Fortaleza, onde aconteceu o Congresso Nacional de Cirurgias Cardiovasculares. Estamos diante de uma histórica conquista, que é mais um fruto da firmeza com que aquele empresário tem encarado desafios e acreditado na eficiência das pesquisas em nosso estado. Acresça-se o empenho quase religioso dele, filho do grande médico dr. Carlos Alberto Studart, em prol da criação de novas rotas estratégicas para a saúde, com o que será beneficiada a população, assim como o setor industrial.

No momento em que o Ceará descortina novos horizontes para a indústria farmacêutica, com a importante presença da Fiocruz, vislumbra-se a abertura de postos de trabalho e crescimento de salários, graças às motivações criadas com a fabricação do coração artificial em nosso estado. Para o deputado, “a sociedade deve estar atenta a oportunidades como essa que a Fiec deu foco, e da qual poderá surgir uma nova indústria” O mérito desse notável avanço tecnológico, diz Matos, é de um homem cuja vida empresarial tem sido uma sequência de vitórias. “Beto Studart conseguiu sucesso no agronegócio e no mercado imobiliário, e agora no campo tecnológico. Se não tivermos esses corajosos que apostam em idéias, às vezes consideradas impossíveis, não teremos como transformar sonhos em realidade”, acrescenta o empresário e parlamentar tucano.

Grandes problemas Por ocasião da 54ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, o cardeal-arcebispo de Brasília, D. Sérgio Rossi, presidente da entidade, destaca um dos temas mais importantes a ser debatidos durante o evento: “Pensando o Brasil – Crises e Superações”..

Apesar de… ser um dos políticos mais assediados sobre apoios para candidatos à PMF, o deputado Renato Roseno decidiu: será o candidato do Psol. Ele tem tido boas votações.

Saiu caro… a ameaça de invasão de escritórios e propriedades de deputados ruralistas por dirigente da Contag. A CNA decidiu com suas federações, apoiar o “impeachment” da presidente Dilma.

Foi de muita… frieza a nota da Sesa, sobre a entrega de cargos por diretores do HGF e Hospital de Messejana. Um trecho: “…em todos os processos de renovação, há adaptações e inconformismos”.

Tentativa Segundo deixou transparecer, a médica e deputada doutora Silvana (PMDB), estaria disposta a intermediar negociação entre as partes envolvidas no episódio, na próxima segunda-feira.

É destaque… regional e nacional a eficiência com que o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Cláudio Pinho, desafia a crise, realizando grande gestão e disparando nas pesquisas.

Lançada… a Frente Parlamentar pela Educação Superior na Ibiapaba, resta saber como será equacionada a contenda bairrista, entre as cidades, pela reitoria do campus da UFC.

Após a… correria por deputados, na “janela”, o TSE dá mais sete dias para que os partidos concluam e remetam as suas listas de filiados. O vira-vira é de “entortar o juízo” dos dirigentes.

Expulsões O PMDB deverá expulsar todos os seus deputados que não votarem pelo “impeachment” de Dilma, já que a tendência dispõe de maioria tanto na bancada quanto na executiva nacional.

A propósito… do assunto, dez deputados do PMDB são candidatos a prefeito. Se forem expulsos, ficam sem filiação e, portanto, sem condições de manter suas candidaturas. A escolha será deles.

A mais recente… (e vergonhosa) revelação sobre corrupção na política: a Andrade Gutierrez confirma que fez doações “de forma legal, com dinheiro de propinas, para as campanhas de Dilma…”

“O que mais depõe contra certos políticos não é trocarem muitas vezes de partido, mas sim, não terem convicção, e muitas vezes, respeito por nenhum deles”. Ex-ministro Joaquim Barbosa, do STF.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img