28.5 C
Fortaleza

Quando fala um Mestre

O TSE poderia prestar um grande serviço à democracia e à sociedade brasileira se, em vez de esperar o desfecho de um processo de “impeachment” que só traz insegurança à população, apressasse o julgamento do processo de impugnação da chapa Dilma-Rousseff-Michel Temer, que ali tramita. Foi, em resumo, o que afirmou, com todas as letras, ontem, em nosso programa na Rádio Assunção-AM, o jurista, constitucionalista e ex-procurador-geral do Estado, dr. Djalma Pinto.

Para ele, são indiscutíveis as possibilidades dessa impugnação, tendo em vista estar baseada em denúncias de abuso do poder político e econômico, além do uso de dinheiro de propinas ligadas a contratos ilícitos Petrobras, crimes confessados por réus da Lava Jato. A anulação dessa chapa, assegura o jurista, seria muito menos traumática para um país que se acha parado diante dos escândalos praticados por “corruptos cada vez mais audazes”. Mas, para ele, além dessa saída legal, outro recurso, utilizado em vários países, poderia ser usado, para colocar fora do poder a Presidente e o seu vice: o “recall”, modelo referendo através do qual, cabe ao povo destituir governantes devido à ineficiência ou a falta de apoio popular.

A propósito da impugnação da chapa Dilma-Temer, impetrado pelo PSDB, o ministro Gilmar Mendes, vice-presidente do TSE garantia, em janeiro, que o julgamento seria antes do fim do semestre. Por fim, Djalma Pinto faz séria advertência: se prevalecer a regra eleitoral estabelecida de que acusados só poderão ser impugnados depois de julgados e condenados, todos os corruptos que se candidatarem a qualquer cargo no próximo pleito, estarão tranquilamente elegíveis.

Também… o deputado federal Raimundo Matos (PSDB-CE), será alvo de ato de gratidão. Foi através de projeto de sua autoria, que se estabeleceu o piso salarial dos agentes.

Todos os… vereadores da Capital, diz o presidente da CMFor, Salmito Filho, estão na obrigação de apoiar o governador Camilo na sua batalha contra a criminalidade.

A TV Ceará, Canal 5… dirigida por Tibico Brasil, “perdeu a identidade com a cultura do Ceará”, denuncia o deputado Heitor Férrer (PSB), atendendo a servidores revoltados da emissora.

Hoje, às 18h… os deputados Ivo (PDT) e Roseno (Psol), do Comitê Cearense de Prevenção a Crimes na Adolescência, debatem, no Cuca do Jangurussu, com moradores daquela área.

Por iniciativa… do deputado Carlos Matos (PSDB), a AL realiza hoje, às 19 horas, sessão solene em homenagem aos 100 anos de fundação da Faculdade de Farmácia e Odontologia da UFC.

Sem apoio Líderes interioranos prometem negar apoio, nas eleições municipais, a candidatos de deputados federais que se “arrumaram” para votar contra o “impeachment”.

Apoio O reitor da UFC, Henry Campos, atendendo a apelo do titular do Iplanfor, Eudoro Santana, coordenador do Plano Fortaleza 2020, vai promover debate sobre o projeto.

Para o deputado…Danilo Forte (PSB), o “rolo” do “impeachment” não pode abafar os alertas da CNM sobre a pré-falência de milhares de prefeituras, sem condições de sobrevivência.

Sem saúde Foi o esbanjamento eleitoral federal, e não a crise mundial, que deixou a saúde do País e dos estados em “petição de miséria”, observa o deputado Fernando Hugo (PP).

Após ouvir… a defesa da presidente Dilma, o relator do “impeachment”, Jovair Arantes, dizia: “Não há clima para a continuidade desse governo “autoritário”, “arrogante” e “falido”.

“Se chegar ao poder, o PT fará tudo aquilo de que acusa os outros partidos, e o que jamais tivemos coragem de fazer”. Luís Eduardo Magalhães (1955-1998), governador e senador baiano, há 18 anos.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img