26.1 C
Fortaleza

Recuperação judicial duplicaram em 2016

A cordei neste feriado às cinco da matina para variar. Não tinha academia, então o jeito foi ir andar na Praia do Futuro. Fazia alguns anos que não ia me exercitar na praia, porque a última vez que fui levaram o meu colar com o Divino Espírito Santo. Como já sou experta em assalto (7 vezes) mantive a calma e avisei para o assaltante: é “biju” não vale a pena, deixa comigo que foi um presente. O indivíduo saiu correndo e nem me deu ouvidos.

Ver o mar me acalma, me faz pensar, analisar como anda minha vida. Vou ter uma nova mudança, fechar mais um negócio, vivo tentando, sou uma eterna empreendedora, todo tipo de comércio já coloquei e todos fechei com pouco tempo porque não tinha a paciência de esperar o retorno. Desta vez foi diferente, a crise surgiu e não estava compensando, pesei na balança e vi que não adianta morrer de trabalhar e esquecer de viver.

Se for ao Rio de Janeiro tem restaurantes, padarias, bares, lojas que estão no mercado há 40 anos, não existe esta de “point”. Estive mês passado lá e me surpreendi, a crise tá conseguindo mudar estabelecimentos tradicionais que existiam desde a minha juventude lá no Leblon, onde morei, estão fechando.

Dez milhões de brasileiros estão desempregados e a situação dos jovens é ainda pior. Grandes empresas solicitam recuperação judicial, mas as pequenas fecham as portas e só Deus sabe como conseguiram pagar seus credores. A expectativa dos especialistas é de que os pedidos de recuperação judicial e falência mais que dupliquem em 2016 (comparado a 2015) e mantenham-se em patamares elevados nos anos seguintes.

Produtor mundial de maconha

Existe um grande lobby de um megainvestidor americano para que seja liberado a maconha no Brasil. A tentativa foi iniciada ano passado quando foi aberto uma Comissão no Senado Federal para analisar a aprovação do uso da maconha recreativa e medicinal. Os defensores foram derrotados, queriam pegar carona com os pais de família que realmente necessitavam para seus filhos que tinham contínuas convulsões. Para salvação de nossa juventude, foi liberado pela ANS a substância da erva que beneficia os doentes e a comissão ficou esvaziada. O megainvestidor já conseguiu a liberação em vários estados americanos, e em 2013, no Uruguai. Vinte e três dos cinquentas estados do país permitem o uso medicinal e recreativo, 5,4 bilhões de dólares movimentou a indústria da maconha nos Estados Unidos em 2015, um aumento de 17% em relação ao ano anterior, e o equivalente a 65 do mercado de refrigerantes no país. Vinte e dois bilhões de dólares está previsto para a movimentação da indústria americana da maconha em 2020. Se o Brasil liberar seremos o maior produtor de maconha do mundo pela quantidade de terras improdutivas no país. Segundo estudiosos, o cigarro da maconha é altamente prejudicial, desencadeia esquizofrenia, destrói os neurônios, prejudica a memória, causa depressão, preguiça, desconcentração e a maioria dos jovens que tornaram-se viciados em drogas pesadas iniciaram na maconha.

Ex-ministro do Turismo e ex-deputado federal, Henrique Eduardo Alves (PMDB) teve a carteira de motorista apreendida, na madrugada desta quinta-feira (21), após ter se recusado a fazer o teste do bafômetro numa blitz da lei seca, organizada pela Polícia Militar e Detran, em Natal (RN)

Desaposentação
Foi confirmado, nesta segunda-feira, pelo relator do processo sobre desaposentação no STF, ministro Luís Roberto Barroso que as ações que estão em trâmite em todo país, não serão suspensas pelo tribunal, em resposta a um pedido do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) feito na semana passada. O INSS, através da Advocacia-Geral da União (AGU), havia solicitado a suspensão de todas as ações de desaposentação no país. Segundo o ministro, o INSS deverá aguardar a retomada do julgamento, “a ser pautado proximamente”, considerando que a ministra Rosa Weber, que havia pedido mais tempo para analisar o assunto, já liberou a ação. O STJ já julgou o caso e considerou que os aposentados têm direito a troca do benefício, sem qualquer devolução de valores. Agora, nos cabe aguardar a decisão do Supremo. A orientação é que os aposentados não deixem de buscar seus direitos e continuem ingressando com as ações para que aproveitem o benefício do novo Código de Processo Civil.

Expectativa de vida
A Austrália está entre os países onde a expectativa de vida da população é uma das mais alta. E essa estatística deve aumentar ainda mais nas próximas décadas. Nos próximos 40 anos, a expectativa de vida lá dará um salto para 95,1 anos para homens e 96,6 para mulheres, para as pessoas nascidas em 2055. Para os nascidos em 2015, ela já está em 91,5 para homens e 93,6 anos para mulheres. Os fatores que influenciam este aumento são qualidade de vida da população; qualidade dos serviços públicos, como educação e saúde; saneamento básico; campanhas de vacinação; segurança no trabalho; baixo índice de criminalidade; e ausência de guerras ou conflitos militares. Imagina se no Brasil tivéssemos todas esta qualidade de vida viveríamos 100 anos. Segundo o IBGE, a expectativa de vida para as mulheres brasileiras é de 78 anos e de homens 71.

Ex-ministro recusa bafômetro
Ex-ministro do Turismo e ex-deputado federal, Henrique Eduardo Alves (PMDB) teve a carteira de motorista apreendida na madrugada desta quinta-feira após ter se recusado a fazer o teste do bafômetro numa blitz da lei seca organizada pela Polícia Militar e Detran, em Natal (RN).

Revista Time
O juiz Sérgio Moro, responsável pelo projeto da Lava Jato, foi o único brasileiro mencionado este ano pela famosa revista Time como um dos 100 homens mais influentes do mundo.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img