26.1 C
Fortaleza

Secult celebra Dia Nacional da Cultura no TJA

Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho
Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho

Solenidade no Theatro José de Alencar marcará as comemorações pelo Dia Nacional da Cultura, celebrado no dia 5 de novembro. Em uma realização da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), o mais tradicional e simbólico palco das artes cearenses sediará, às 9h de hoje, a solenidade oficial pelo Dia Nacional da Cultura. Na ocasião haverá a posse dos novos integrantes do Conselho Estadual de Política Cultural (CEPC), incluindo os representantes do Poder Público e aqueles eleitos pela sociedade civil, em um inédito processo de votação online promovido pela plataforma Vota Cultura Ceará. A manhã de festa terá ainda apresentações de dança, circo e da Orquestra de Sanfonas do Ceará e da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho.

Celebrado hoje em alusão à data de aniversário do grande escritor, pensador e militante Rui Barbosa, o Dia Nacional da Cultura será marcado no Ceará, cujo governo conta com o setor como estratégico para o desenvolvimento do Estado, pela posse dos novos integrantes do Conselho Estadual de Política Cultural. Será a primeira vez em que o Conselho terá sua formação completa, de acordo com a nova legislação sobre o colegiado (lei 15.552/2014), que passa a ter, além de caráter consultivo, também poder deliberativo e normativo sobre ações da política cultural do Estado.

Em ação inédita para fortalecimento das instâncias de diálogo e gestão democrática, pela primeira vez a escolha de integrantes representantes da sociedade civil para o Conselho contou com votação online, através da plataforma “Vota Cultura Ceará”, por iniciativa da Secult, cujo setor de Tecnologia da Informação desenvolveu um sistema especialmente para o processo eletivo.

A votação foi realizada por meio da Internet, com eleitores e candidatos acessando o sistema com dados de usuário e senha para registrar seu voto, e votando uma única vez no segmento para o qual se credenciaram. O sistema possibilitou a participação de cidadãos de todas as regiões do Ceará, descentralizando e democratizando o processo de escolha dos novos conselheiros. Somente o segmento “Culturas Indígenas” teve eleição por meio de assembleia presencial, atendendo a uma solicitação dos próprios interessados, no âmbito da I Conferência Nacional de Política Indigenista, realizada neste mês em Fortaleza.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Justiça pede remoção de vídeos da convenção de Evandro

Decisão atendeu a pedido do PL, que acusou a chapa liderada pelo PT de propaganda eleitoral antecipada no evento com presidente Lula
spot_img