27.1 C
Fortaleza

CPI do Carf rejeita convocação e quebra de sigilo de filho de Lula

Reprodução
Reprodução

 

Uma empresa de Luís Cláudio foi alvo de busca e apreensão pela PF e ele próprio foi ouvido em depoimento. A suspeita é de que pagamentos da empresa Marcondes e Mautoni a Luis Cláudio tenham sido por conta de lobby junto ao governo Lula.

Os requerimentos de convocação foram de autoria do senador Ataídes Oliveira (PSDB-GO), que também é o presidente da CPI e por isso pautou os requerimentos. A CPI, porém, tem maioria governista, por isso não houve a aprovação.

Os requerimentos aumentavam a pressão sobre o ex-presidente Lula, que já foi alvo de suspeitas na Operação Lava Jato devido ao pagamento de empresas investigadas para palestras de Lula.

Houve críticas da base aliada à tentativa de convocações. A senadora Vanessa Grazziotin (PC do B-AM) afirmou que a convocação de Erenice já havia sido rejeitada outras duas vezes pela CPI. O senador Otto Alencar (PSD-BA) criticou a intimação do filho de Lula pela PF às 23h.

Também foram rejeitadas as quebras de sigilos bancário e fiscal das empresas de Luís Cláudio e de Erenice Guerra, assim como a transferência dos sigilos bancário, fiscal, telefônico e telemático do filho de Lula.

“Mas só tem governista né”, comentou Ataídes, após a votação. Otto Alencar disse que “cada senador vota com sua consciência” e pediu que ele tivesse condução “imparcial” da comissão.

A CPI do Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais) foi criada no Senado em maio para acompanhar as investigações da Operação Zelotes, que investigava a venda de sentenças nesse conselho, mas cujo foco acabou sendo ampliado.
DA REDAÇÃO DO ESTADO ONLINE
[email protected]
Fonte: Agência Brasil
(AG)

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Vegetação da Base Aérea de Fortaleza é atingida por incêndio na noite desta terça-feira (13)

O fogo se rapidamente se alastrou em um canteiro próximo ao muro da base. Até o momento não há registro de vítimas.
spot_img