26.1 C
Fortaleza

Agrotóxicos através dos tempos

A aplicação de veneno (agrotóxicos) é uma atividade milenar exercida pelo homem, desde remotas eras, 3.000 anos a.C ( antes de Cristo), quando gregos e romanos faziam uso do arsênio, no combate aos insetos em suas lavouras. Posteriormente sumérios e romanos ha 2.500 anos a.C, utilizavam o enxofre, notadamente contra pulgões na suas plantações de trigo. No ano 1.200, a.C. empregavam sal e cinzas para tornar as terras improdutivas para seus conquistadores. Alguns são metais pesados (arsênio) bioacumuláveis, que o organismo não consegue eliminá-los.

Nos tempos considerados modernos, os agrotóxicos, foram utilizados como arma, nas grandes guerras mundiais de 1914 a 1918 e 1939 a 1945. Tratava-se de uma substância de bom odor que, após a inalação, causava náuseas e perturbações, dificultando a respiração das pessoas atingidas causando uma intoxicação aguda de ação violenta, não permitindo às vítimas receberem a medicação, acarretando, por conseguinte a morte, denominado de gazes dos nervos, um ésteres organo fosforado. Os agrotóxicos através dos tempos, estão utilizando moléculas cada vez mais poderosas, insidiosa, (doenças que aparecem vagarosamente sem que se perceba e apresentam sintomas quando a moléstia está bastante adiantada), e a crônica, dura muito tempo.

O modo operacional do processo produtivo da agricultura é considerado uma atividade das mais perigosas na atualidade, através do uso excessivo dos agrotóxicos, também chamados de veneno, praguicidas, remédios de plantas, biocidas, agroquímicos, pesticidas, produtos fitossanitários,defensivos agrícolas, e que tem ocasionado uma série de transtornos e modificações para o meio ambiente e a saúde humana, quer diretamente com pessoas que lidam, com esses produtos e indiretamente através dos alimentos consumidos, que apresentam resíduos acima do permitido, o que tem sido uma constante. Esse procedimento tem levado o Brasil, a utilizar cada vez mais agrotóxicos, tornando-se, por conseguinte o maior consumidor do mundo, entretanto não é campeão mundial de produção agrícola.

Enquanto o mercado mundial cresce 93%, o Brasil cresce 190%.O consumo de agrotóxicos nos últimos 40 anos aumentou em 700%, a área agrícola. 78%; ou seja. o consumo foi de 17,5% em média. e a área agrícola 1,95% ao ano no mesmo período. Essa escalada ascendente, se agrava a cada ano e tem sido motivo de muita preocupação no seio da sociedade.

Murilo Ferreira – Engenheiro Agrônomo

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Justiça pede remoção de vídeos da convenção de Evandro

Decisão atendeu a pedido do PL, que acusou a chapa liderada pelo PT de propaganda eleitoral antecipada no evento com presidente Lula
spot_img