26.1 C
Fortaleza

Seduc integra escola quilombola

A Escola Quilombola Luzia Maria da Conceição, a primeira unidade de ensino quilombola da rede estadual cearense, localizada em Croatá, região da Ibiapaba, deixou de ser uma extensão e passa a funcionar, em 2015, como escola. Ao todo são atendidos 58 alunos, dos quais, 34 estão no 1º ano do Ensino Médio e 24 na Educação de Jovens e Adultos. A mudança foi possível a partir do Decreto Nº 31.811 de 3 de novembro de 2015, mês em que se comemora o dia na Nacional da Consciência Negra (20/11).

escola_quilombola_ok64096

Com a medida, a escola passa a integrar a estrutura organizacional da Secretaria da Educação do Ceará. A unidade já dispõe de prédio adequado, no Sítio Três Irmãos, Distrito de Santa Tereza, com duas salas de aula, cantina e demais dependências administrativas. Trata-se de uma escola inclusiva que respeita as diversidades e promove a equidade no padrão de acesso, nas condições de oferta e permanência e nos resultados de aprendizagem.

Entre os objetivos da unidade está o fortalecimento da identidade étnico-racial. O coordenador pedagógico da escola, Carlos Gentil, considera sensível a iniciativa e comemora. “Para nós é uma verdadeira vitória. A estrutura foi construída pelo Estado e já beneficiava a comunidade, agora estamos nos sentindo vistos e mais vivos”, reforça.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Justiça pede remoção de vídeos da convenção de Evandro

Decisão atendeu a pedido do PL, que acusou a chapa liderada pelo PT de propaganda eleitoral antecipada no evento com presidente Lula
spot_img