27.1 C
Fortaleza

Quixeramobim: hospital passa por dificuldades financeiras

O hospital municipal de Quixeramobim, cidade localizada a cerca de 210 quilômetros de Fortaleza, está passando por momentos de muitas dificuldades e, se não houver ajudar financeira do Governo Federal, corre o risco de ser fechado. A lamentação é do prefeito Cirilo Pimenta, que viajou a Brasília para, junto ao Ministério da Saúde, negociar liberação de recursos para evitar que a unidade feche as suas portas.
“Nós – justificou – estamos indo a Brasília para tentar conseguir mais recursos para o funcionamento desse hospital, porque, no momento, ele não está dando conta das demandas que estão sempre aumentando”. O prefeito lembra que, para evitar o fechamento do hospital, está fazendo uma reestruturação e contendo despesas.

QuixeramobimPX

O gestor disse ainda que está reduzindo alguns serviços médicos para continuar com o hospital aberto, visando atender aquilo que for emergencialmente importante. Pimenta informa, também, que o hospital é municipal, mas faz serviço de atendimento regional, porque atende pacientes de municípios periféricos.

Segundo o prefeito, para exemplificar as dificuldades, ultimamente gastou no hospital R$ 2 milhões e recebeu, do Governo Federal, apenas R$ 200 mil. O prefeito lembra que o hospital atende a oito mil pessoas de toda a região. Com relação à ajuda do Governo do Estado, disse que ele não está ajudando quase nada, porque, assim como o município, não tem recursos.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Quixeramobim tem, hoje, pouco mais de 75 mil habitantes. O município caracteriza-se por ter a segunda maior produção leiteira do estado do Ceará, segundo dados do IBGE para 2012. Nos últimos dez anos, vem experimentando um grande progresso econômico com a chegada de indústrias que oferecem milhares de empregos. Isso transformou Quixeramobim no maior centro urbano do sertão central.

Seca
Cirilo Pimenta apontou outro problema muito sério no município, que é a continuidade da seca sem qualquer chuva para amenizar. Para manter o abastecimento, mesmo inferior as necessidades, o prefeito diz que está tirando água do subsolo da barragem, mais de dois milhões de água por dia. Também com poços profundos, está atendendo cerca de 60% da cidade. (com informações de Tarcísio Colares)

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Vegetação da Base Aérea de Fortaleza é atingida por incêndio na noite desta terça-feira (13)

O fogo se rapidamente se alastrou em um canteiro próximo ao muro da base. Até o momento não há registro de vítimas.
spot_img