30 C
Fortaleza

Três pontos para viajar com o coração aliviado

Se uma vitória sobre o ABC era fundamental para as pretensões do Ceará, um triunfo sobre o Bragantino logo mais, às 20h30, no Presidente Vargas, é estratégica, um seguro contra imprevistos nesta reta final. Tudo porque a tabela da Série B reserva jogos mais fáceis para o Macaé que para o Alvinegro. Nesta 35ª rodada (toda disputada hoje), o time do Rio recebe o Náutico, que luta pelo acesso assim como o Bragantino. Páreo duríssimo, equiparado com o do Vovô. O problema é que, depois, o Ceará engatará uma série fora de casa contra Vitória e América-MG, enquanto o Macaé terá Atlético-GO e o rebaixado Boa Esporte pelo caminho, antes do confronto direto em Fortaleza.

Hoje, o Alvinegro está fora do Z-4, mas tem grandes desafios pela frente. A tendência – considerando apenas a força dos oponentes – é que o Macaé faça mais pontos que o Ceará nas próximas três rodadas. Por isso, uma vitória sobre o Bragantino é tão importante. Se o time de Lisca surpreender, pode abrir três pontos de vantagem e encarar com mais tranquilidade os dois outros oponentes antes de voltar à capital. Para continuar dependendo apenas de si, o Ceará precisa chegar à 38ª rodada com, na pior das hipóteses, uma desvantagem de três pontos para o rival. Aí, bastará uma vitória simples para manter-se na segunda divisão. A meta de hoje, portanto, tem que ser pelo menos um empate.

Christian Alekson / cearasc.com
Christian Alekson / cearasc.com

Time provável
Sem suspensos e vindo de quatro vitórias seguidas, o Ceará de Lisca vive, de longe, o seu melhor momento na temporada nacional. Além do retrospecto recente, o departamento médico, enfim, começa a dar boas notícias após uma temporada conturbada. Rafael Costa, que não jogou contra o ABC, treinou normalmente e está à disposição do treinador. Embora, até o fechamento desta edição, Lisca ainda não tivesse divulgado a lista de relacionados, é possível que o comandante escale o mesmo time pela terceira rodada seguida, coisa rara nos últimos tempos em Porangabuçu.

Éverson; Tiago Cametá, Sandro, Charles e Victor Luís; Baraka, João Marcos e Ricardinho; Wescley, Alex Amado e Siloé compuseram o time titular nas vitórias sobre Mogi Mirim (2×0) e ABC (3×0). Fizeram cinco gols e não sofreram nenhum. E nove deles estiveram nas vitórias sobre Boa Esporte (2×1) e Botafogo (1×0). Ou seja, Lisca tem em suas mãos um time entrosado e confiante, e ainda pode reforça-lo com Rafael Costa, ausente nas últimas duas partidas.

Bragantino
Lisca não se ilude com as últimas vitórias, três delas sobre companheiros de Z-4. “O Bragantino está em outro nível (…). É um time muito organizado” – comentou o professor alvinegro, ontem, antes do treino de apronto, fechado para a imprensa.

Os números do time paulista, especialmente nas últimas rodadas, confirmam a previsão de jogo muito difícil. Atual sexto colocado, a um ponto do G-4, o Massa Bruta vem de três vitórias seguidas e acumula um desempenho de 5 vitórias, 2 empates e 3 derrotas nas últimas 10 rodadas. É verdade que três dessas vitórias foram sobre times desesperados: Boa Esporte, Criciúma e Mogi Mirim – dois deles o Ceará também venceu. Outro alento para o Alvinegro é a campanha como visitante: fora de casa, o Bragantino tem 4 vitórias, 2 empates e 11 derrotas.

TARIK OTOCH
Da Redação

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img