27.8 C
Fortaleza

Atividade de mineradora é suspensa em MG

Todas as atividades da Samarco, empresa de mineração responsável pelas barragens de rejeitos que se romperam na última quinta-feira (5), em Mariana (MG), foram embargadas na região pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas, na última sexta-feira (6). O órgão anunciou ontem a medida.

BRAZIL-AUSTRALIA-MINE-ACCIDENT

Com a iniciativa, a empresa só está autorizada a realizar ações emergenciais que procurem minimizar o impacto da ruptura das estruturas e prevenir novos danos. Na quinta-feira, um mar de lama devastou o subdistrito de Bento Rodrigues, atingiu municípios vizinhos e deixou ao menos dois mortos e 25 desaparecidos, até a tarde desta segunda-feira.

O embargo está previsto na legislação, segundo a secretaria, em situação emergencial para apurar as causas da tragédia e as consequências do rompimento da barragem na saúde da população e no meio ambiente.

Só após adotar medidas de reparo dos danos a Samarco poderá retomar suas atividades na cidade. A empresa já tinha anunciado que também iria paralisar suas atividades no município de Anchieta, no Espírito Santo, ao final do estoque de minério, mas não especificou quando isso deverá ocorrer.
Em nota, a Samarco informa que, até o momento, não foi comunicada sobre qualquer decisão neste sentido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente.

Mortos
Os bombeiros confirmaram, na tarde de ontem, a identificação da terceira vítima do desastre em Mariana (MG). O corpo é de um funcionário, que estava desaparecido desde quinta-feira (5), data do rompimento de duas barragens da mineradora Samarco. A vítima é Valdemir Aparecido Leandro, de 48 anos, funcionário da Geocontrole, empresa que prestava serviços para a mineradora.

Com a confirmação, subiu para três o número de mortos, além de 24 desaparecidos. Entre os desaparecidos, 13 são moradores de distritos, sendo eles cinco crianças.

E também ontem foi resgatado pelos bombeiros mais um corpo, desta vez no município de Barra Longa, local que também foi afetado pela onda de lama. Ainda não há informações sobre o sexo e idade da vítima. Na noite deste domingo (8), a polícia já havia confirmado a segunda morte, de Sileno Narkievicius de Lima, 47. Ele era motorista da Integral Engenharia, que também prestava serviços à Samarco. No fim de semana, a Folha havia conversado com o sobrinho do motorista Miguel Narkievicius, 30, que contou sobre o desespero da família com a falta de notícias.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img