23.1 C
Fortaleza

Energia barata e renovável com desenvolvimento para todos

POR TARCILIA REGO do OeV

Hoje, apresentamos mais dois dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), o sete e o oito, que propõem acesso à energia barata e sustentável (Objetivo 7) e promoção do crescimento econômico sustentável, com emprego pleno e trabalho decente para todos (Objetivo 8).

o-crescimento-economico-tambem-se-mede-pelo-pib

ODS 7
Energias renováveis
Garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos
São cinco metas: 7.1; 7.2; 7.3; 7.a e 7.b. Resumem-se em, até 2030, assegurar o acesso universal, confiável, moderno e a preços acessíveis a serviços de energia, com o aumento da participação das renováveis na matriz energética global, dobrar a eficiência energética e reforçar a cooperação internacional para o acesso à pesquisa e tecnologias de energias limpa e renovável.
• 1,3 bilhão de pessoas – uma em cada cinco, globalmente – ainda não têm acesso à eletricidade moderna.
• 3 bilhões de pessoas dependem de madeira, carvão, carvão vegetal ou dejetos animais para cozinhar e obter aquecimento.
• A energia é o principal contribuinte para as mudanças climáticas, sendo responsável por cerca de 60% das emissões globais totais de gases do efeito estufa.
• A energia de fontes renováveis – vento, água, solar, biomas e energia geotermal – é inexaurível e limpa. A energia renovável, atualmente, constitui 15% do conjunto global de energia.

ODS 8
Empregos dignos e crescimento econômico
Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos
São dez metas: Resumem-se na promoção de um desenvolvimento econômico inclusivo, sustentado e com garantias de emprego e renda para todos.
• O desemprego global aumentou de 170 milhões em 2007 para cerca de 202 milhões em 2012, dentre eles, aproximadamente 75 milhões são mulheres ou homens jovens.
• Aproximadamente 2,2 bilhões de pessoas vivem abaixo da linha da pobreza, e a erradicação do problema só é possível por meio de empregos bem pagos e estáveis.
• 470 milhões de empregos são necessários mundialmente para a entrada de novas pessoas no mercado de trabalho entre 2016 e 2030.
• Pequenas e médias empresas que se comprometem com o processamento industrial e com as indústrias manufatureiras são as mais decisivas para os primeiros estágios da industrialização e são geralmente as maiores geradores de emprego. São responsáveis por 90% dos negócios no mundo e contabilizam entre 50 a 60% dos empregos.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img