27.8 C
Fortaleza

Corpo de Bombeiros confirma sexta morte em Mariana

Subiu para seis o número de mortes após o rompimento de duas barragens de rejeitos na região de Mariana (MG), na última quinta-feira, de acordo com boletim divulgado no início da noite de ontem pelo Corpo de Bombeiros. Quatro corpos foram reconhecidos e dois aguardam confirmação.
A corporação informou que resgatou ontem um corpo próximo à barragem de Fundão, no distrito de Bento Rodrigues, uma das que se romperam. Mais um corpo aguarda identificação no Instinto Médico Legal (IML).

Ricardo Moraes/Reuters
Ricardo Moraes/Reuters

Ontem, foi identificado o corpo de Emanuele Vitória Fernandes, de 5 anos. Ela morava no distrito de Bento Rodrigues e estava desaparecida. De acordo com os Bombeiros, 21 pessoas estão desaparecidos, sendo 11 funcionários da mineradora Samarco e dez informados por parentes. Estão hospedadas nos hotéis de Mariana 631 pessoas de 183 famílias.
Os bombeiros também informaram que um morador de Camargos, distrito próximo a Bento Rodrigues, apresentou-se no Comando de Operações. Ele estava na lista de desaparecidos, mas disse que ficou na casa de parentes.

Segundo os bombeiros, o abalo sísmico registrado ontem na região de Mariana não alterou a rotina de trabalho das equipes de busca e salvamento às vítimas do rompimento das barragens de Fundão e Santarém.

Em nota divulgada anteontem, a BHP Billiton – que divide com a Vale o controle da Samarco – informou que o CEO da empresa, Andrew Mackenzie, vai a Mariana nesta semana para “entender em primeira mão os impactos sofridos em decorrência do incidente, no âmbito humano, ambiental e operacional”.

A BHP Billiton disse ainda que ofereceu apoio para ajudar nos esforços de resgate e na contribuição com a investigação e que a prioridade da companhia é o bem-estar das comunidades locais, dos funcionários, empreiteiros e colaboradores da Samarco.

Documentos
Equipes do Ministério do Trabalho e Previdência e da Polícia Civil de Minas Gerais iniciaram, em Mariana, a expedição de documentos das pessoas atingidas pelo rompimento de duas barragens no distrito de Bento Rodrigues, na zona rural do município mineiro.

Estão sendo expedidos Carteira de Identidade, certidões de casamento e nascimento e Carteira de Trabalho. Uma van do programa Unidade Móvel do Trabalhado, do Ministério do Trabalho, e um ônibus da Polícia Civil são usados para a emissão dos documentos. O atendimento vai até sexta-feira (13) das 10h às 18h na Câmara de Vereadores de Mariana, no centro histórico da cidade.

Duas barragens da mineradora Samarco se romperam, na última quinta-feira (5), liberando uma onda de lama que destruiu o distrito de Bento Rodrigues. Até agora, foi confirmada a morte de quatro pessoas e 22 estão desaparecidas.

Onda
Uma onda de lama chegou na madrugada de ontem ao município de Colatina, no noroeste do Espírito Santo. A onda já passou pelo Rio Gualaxo do Norte, pelo Rio do Carmo e agora está se deslocando ao longo da calha do Rio Doce. A previsão é que hoje chegue a Linhares. Segundo o Sistema de Alerta de Eventos Críticos (Sace), vinculado ao Serviço Geológico do Brasil, a onda de lama não causará enchentes nos municípios que estão localizados às margens do Rio Doce. A lama é resultado do rompimento de duas barreiras de contenção de rejeitos da mineradora Samarco, que ocorreu na última quinta-feira (5) na região de Mariana (MG).

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img