30 C
Fortaleza

Câmara aprova MP que compensa hidrelétricas por falta de chuva

Reprodução
Reprodução

A Câmara aprovou na noite desta terça-feira (10) a MP 688, que cria compensação para os concessionários em caso de falta de chuva ao autorizar o governo a apoiar hidrelétricas após perdas geradas pelo déficit hídrico. O texto segue para o Senado, onde deve ser analisado já na próxima semana.

Com placar de 251 votos a favor e 173 contrários, a medida contou com a contrariedade da oposição, que alegou prejuízo para a população. Isso porque a proposta autoriza novos leilões de usinas hidrelétricas e limita em 12% o risco máximo para os geradores de energia. Acima desse limite, transfere o custo aos consumidores.

O governo alega que a votação da medida antes da realização do próximo leilão de 29 usinas hidrelétricas, que será realizado em 25 de novembro, visa dar segurança jurídica aos investidores. A expectativa é arrecadar até R$ 17 bilhões com a cobrança de bônus de outorga junto aos vencedores -R$ 11 bilhões ainda neste ano.
Os recursos são considerados fundamentais num momento em que o governo busca novas receitas para diminuir o rombo nas contas públicas.

Segundo o governo, as principais preocupações levantadas pelos investidores são eventuais perdas causadas pela falta de chuvas, o chamado “risco hidrológico”, que o novo modelo pretende mitigar.

DA REDAÇÃO DO ESTADO ONLINE
[email protected]
Fonte: Folha Press

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img