30 C
Fortaleza

Polícia apreende 67 kg de cocaína e maconha em Fortaleza

Divulgação Polícia Civil
Divulgação Polícia Civil

Uma ação de policiais da Inteligência da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) resultou na apreensão de 67 kg de cocaína e maconha, além da quantia de R$ 9,8 mil. As apreensões ocorreram nos bairros Genibaú e Serrinha, nas Áreas Integradas de Segurança (AISs) 02 e 03, respectivamente. Três mulheres, todas sem antecedentes criminais, foram presas.

De acordo com o delegado René Andrade, titular do 5º Distrito Policial, a ação teve início após a Polícia receber uma informação via o disque denúncia da SSPDS. Os policiais flagraram o momento em que Ana Cristina da Silva (37) fez uma entrega de drogas para sua prima identificada como Ana Maria Gomes da Silva (36), na Rua Ricardo Pontes no Genibaú. Com as mulheres, os policiais localizaram cerca de 32 quilos de cocaína, escondidos em uma mala.

De lá os policiais seguiram com Ana Cristina até um outro endereço onde ela já havia feito uma entrega de drogas. Na Rua Madre Elisa Baldo, na Serrinha, os policiais apreenderam em uma residência cerca de 25 quilos de cocaína e 10 kg de maconha.

No local, foi presa Maria Marinete Lopes (35). Ela é companheira de um traficante identificado como Aglailton da Silva Rodrigues, o “Falcão”. De acordo com as investigações, a mulher guardava a droga para o esposo.

Os policiais foram também em um sítio na Lagoa do Barro, no município de Chorozinho, na AIS 09, local que servia de depósito da droga. Ainda segundo o delegado René, o imóvel é de propriedade de um traficante peruano identificado como Armando Zegarra Carhuanco que seria companheiro de Ana Cristina. O homem não foi localizado.

As mulheres, a droga, o dinheiro e o veículo – um Sienna de cor prata e placas OID 8059, utilizado na entrega dos entorpecentes – foram encaminhados ao 5º DP, onde o trio foi autuado por tráfico e associação para o tráfico de drogas. A Polícia segue com as investigações para identificar e desarticular o restante do grupo criminoso.

Denúncia

A população pode ajudar a Polícia denunciando a prática criminosa que tem conhecimento. Para fazer denúncias basta ligar para o disque denúncia da SSPDS através do número 181, o sigilo é garantido.

Apreensão de drogas no Ceará aumenta 49,9% nos dez primeiros meses de 2015

Ações realizadas pelas Polícias Civil e Militar do Estado do Ceará, de janeiro a outubro de 2015, em combate ao tráfico de drogas no Estado já resultaram na apreensão de 2,85 toneladas de entorpecentes. O número é 49,9% maior em relação à quantidade apreendida no mesmo período do ano passado.  Em 2014, o número foi de pouco mais de 1,9 tonelada.

Juntos, os policiais civis e militares apreenderam 2.445,77 quilos de maconha, 273,64 quilos de cocaína, além de 136,78 quilos de crack. Totalizando 2.856,19 quilos de drogas retirados de circulação. Em igual período em 2014, foram apreendidos 55,91 quilos de maconha, 16,74 quilos de crack e 13,09 quilos de cocaína, resultando em 86,53 quilos apreendidos.

O comparativo do período registra aumento de 49,9% nas apreensões. Se comparado o mês de outubro deste ano, quando foram apreendidos 235 quilos de drogas, com igual período do ano passado, quando 86 quilos foram retirados de circulação, o aumento foi de 173%.

A Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11), no Interior Sul do Estado, foi a região onde mais drogas foram apreendidas, no total 677,34kg de entorpecentes foram retirados de circulação. Seguido pela AIS 08, na Região Metropolitana de Fortaleza – com 383,46quilos apreendidos, e a AIS 4 em Fortaleza com 350,51kg de drogas.

Para o diretor da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD), delegado Sérgio Pereira, o crescimento nas apreensões é resultado, entre outras iniciativas, da integração entre policiais civis e militares. As ações realizadas estão desarticulando grupos criminosos responsáveis por este crime no Estado”.

Drogas Sintéticas

O trabalho realizado pela Polícia resultou na apreensão de drogas sintéticas. Este ano – até o mês de outubro, as ações de combate ao tráfico de drogas sintéticas resultaram nas apreensões de mais de 3,8 mil comprimidos de ecstasy, além de 2.115 selos de LSD e 165 pontos de NBOMe. Drogas como GHB e Ktamina, antes desconhecidas no Ceará, também foram apreendidas.

Prisões

Somente de janeiro a outubro deste ano, 5.129 adultos foram presos – sendo 986 mulheres e 4.143 homens por tráfico e associação para o tráfico.

Desde o segundo semestre de 2014 até hoje, a Polícia Civil já incinerou 5,8 toneladas de drogas apreendidas em operações policiais em todo o Estado.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img