28.4 C
Fortaleza

Ministério decreta emergência por alta de casos de microcefalia

O Ministério da Saúde vai decretar emergência sanitária nacional devido ao aumento de casos no Nordeste de recém-nascidos com microcefalia, malformação do crânio que traz sequelas graves ao desenvolvimento.

Ministério decreta emergência por alta de casos de microcefalia

Em Pernambuco, 141 casos foram registrados em vários municípios, mas também existem suspeitas no Rio Grande do Norte e na Paraíba. O crescimento começou a ser percebido em agosto. Antes, a média de registros em Pernambuco era de nove casos por ano, de acordo com a secretaria estadual de Saúde.
Bebês que nascem com a condição têm o perímetro da cabeça menor que o normal. A situação, considerada “grave” pelo ministério, levou a pasta a enviar a Pernambuco, no fim de outubro, equipe especializada em emergências em saúde pública.

Nesta terça-feira (10), a pasta também ativou o Centro de Operações de Emergência em Saúde para acompanhar o avanço do quadro. Segundo a Folha apurou, o Palácio do Planalto também foi alertado.

Primeira vez
Essa é a primeira vez que o governo federal decreta emergência em saúde pública desde que a possibilidade passou a existir, em 2011. A medida permite a contratação de equipes e a compra de materiais e remédios sem licitação, por exemplo. A ação ocorre a nível nacional para que gestores municipais e estaduais também estejam atentos ao problema e notifiquem possíveis registros.
Ainda não há informações sobre as causas possíveis para o aumento nos registros. Pacientes estão sendo submetidos a exames. Equipes das secretarias de Saúde também entrevistado as mães dos recém-nascidos sobre histórico de doenças, o pré-natal e o pós-parto.

Em geral, casos como esses podem estar relacionados tanto a bactérias, vírus e outros agentes infecciosos quanto a transtornos hereditários, entre uma série de fatores. Uma das suspeitas é que os casos estejam relacionados a infecções por zika, “prima” da dengue e que foi identificada no Brasil neste ano.
Microcefalia é uma condição neurológica em que o tamanho da cabeça é menor do que o tamanho típico para a idade do feto ou criança. Também chamada de Nanocefalia, constitui-se no déficit do crescimento cerebral.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img