27.1 C
Fortaleza

Candidatos realizam primeira fase do vestibular da Uece 2016.1 em Fortaleza

Ontem, o dia foi de expectativa e esperança para 29.042 candidatos inscritos na primeira fase do vestibular da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Na prova, foram aplicadas questões de múltipla escolha envolvendo Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Geografia, História, Matemática, Física, Química e Biologia. A segunda fase será nos próximos dias 6 e 7 de dezembro, com a realização das provas específicas de cada curso.

UECE  (21)

No campus do Itaperi, o movimento foi intenso. Contudo, nem mesmo a concorrência, que tem como média geral 20,95 para cada vaga, ou a dificuldade para localizar a sala de prova, foram motivos para desanimar os vestibulandos.

A estudante Bianca Maia saiu de Canindé para realizar a prova no campus do Itaperi. Cursando o último ano do ensino médio, em escola profissionalizante, tentava, pela primeira vez, o ingresso no curso de Medicina, o mais disputado. No ranking dos mais procurados, Medicina aparece em primeiro lugar, com uma concorrência de 143,07 candidatos para 30 vagas ofertadas. Mas, confiante, Bianca disse que não desistiria do sonho de ser médica. “É a primeira vez que presto vestibular da Uece, não sei dizer se estou bem preparada, mas vamos ver aí se consigo passar”, sorriu, afirmando que não tinha uma segunda opção.

Luana Sales também sonha em ser médica, porém, já estava na terceira tentativa. “A nossa maior dificuldade é que as provas são muito grandes, como do Enem, por exemplo. Mas a da Uece, o problema é que a concorrência é muito alta, não que seja difícil, são poucas vagas. Ou você fecha a prova ou não entra”, disse.

Para Antônio José, em sua primeira vez prestando vestibular, o sucesso profissional que almeja é na área de finanças. Segundo ele, que está concluindo o ensino médio junto com o técnico com especialização em financeiro, o único curso que se identifica é Ciências Contábeis. “Minha expectativa é grande para o ensino superior, mas apenas em Ciências Contábeis, é só esse meu objetivo”.

Reclamação
Muitos candidatos reclamaram da dificuldade para localizar as salas de provas. Não havia fiscais para orientá-los. A estudante Luana Sales, foi uma das que reclamou: “estou perdida, tentando achar para que lado vou”.

Concorrência
Dos 29.042 candidatos, as vagas são apenas para 1. 386. Do total, 716 são para os cursos na Capital e 670 nas unidades da Uece nos municípios de Itapipoca, Crateús, Limoeiro do Norte, Iguatu, Quixadá e Tauá.
A concorrência, este ano, está em média 20,95 candidatos para cada vaga. O curso de Medicina é o mais procurado, com concorrência de 143,07 candidatos para 30 vagas. Em seguida, Nutrição com 139,67 candidatos por vaga, e Veterinária em terceiro lugar, são 84 93 candidatos para 15 vagas. Ainda no ranking dos mais concorridos, aparecem Enfermagem e Psicologia.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img