26.1 C
Fortaleza

Dia Mundial do Diabetes é lembrado em Juazeiro

O Dia Mundial do Diabetes, comemorado no sábado, foi lembrado em Juazeiro do Norte, cidade a cerca de 390 quilômetros de Fortaleza. O Serviço de Acolhimento Médico Especializado (Same) do município decidiu promover um ato na Praça dos Ourives. Houve um banquete saudável com sucos, saladas e frutas diversas, além da distribuição de panfletos numa campanha educativa com a participação de equipe multidisciplinar reunindo enfermeiros, nutricionistas, educadores físicos, técnicos de enfermagem e outros.

Dia Mundial do Diabetes  é lembrado em Juazeiro

A atividade incluiu a verificação da pressão arterial, testes de glicemia, verificação capilar, cálculo de massa corpórea e orientações nutricionais. Os profissionais de saúde deram ainda informações sobre o Programa de Hipertensão e Diabetes desenvolvido pela Secretaria de Saúde. A Enfermeira Arlete de Sá Barreto chamou a atenção para o fato de qualquer pessoa ser susceptível à doença e já são 19 milhões em todo o Brasil devido, principalmente à alimentação incorreta, inatividade e estresse.

Ela aconselhou aos cidadãos fazerem o teste da glicemia, pois muitos sequer sabem que são portadores do diabetes observando que o diagnóstico precoce e hábitos saudáveis são aliados contra a doença. Uma jovem que se encontrava no Same em busca de atendimento elogiou a iniciativa promovida pela nova direção daquela unidade de saúde. Aline Alves reside no bairro Timbaúbas e terminou ajudando na atividade além de defender mais atos dessa natureza em nome da prevenção.

A doença
O diabetes é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo porém, quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde como, por exemplo, o excesso de sono no estágio inicial, problemas de cansaço e problemas físico-táticos ao efetuar as tarefas desejadas. Quando não tratada adequadamente, podem ocorrer complicações como ataque cardíaco, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas na visão, amputação do pé e lesões de difícil cicatrização, dentre outras complicações. Embora ainda não haja uma cura definitiva para o diabetes, há vários tratamentos disponíveis que, quando seguidos de forma regular, proporcionam saúde e qualidade de vida para o paciente portador.

Diabetes é uma doença bastante comum no mundo, especialmente na América do Norte e norte da Europa, acometendo cerca de 7,6% da população adulta entre 30 e 69 anos e 0,3% das gestantes. Alterações da tolerância à glicose são observadas em 12% dos indivíduos adultos e em 7% das grávidas. Porém estima-se que cerca de 50% dos portadores de diabetes desconhecem o diagnóstico. Segundo uma projeção internacional, com o aumento do sedentarismo, obesidade e envelhecimento da população o número de pessoas com diabetes no mundo vai aumentar em mais de 50%, passando de 380 milhões em 2025.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...
spot_img